19 abril, 2024

Últimas:

A terrível substância que ainda afeta os filhos de soldados da guerra do Vietnã

Anúncios

Um terrível veneno persegue muitos veteranos de guerra norte-americanos com tanta intensidade que seus filhos ainda estão pagando o preço da exposição de seus pais soldados a produtos químicos usados em combate.

Durante a Guerra do Vietnã, as densas selvas e terrenos de cultivo do país asiático se tornaram verdadeiros campos de batalha. Nestes locais, a vegetação foi um fator fundamental nas operações militares: o lado que fosse capaz de lidar melhor com os rigores do campo e da selva, que pudesse usar as matas fechadas para operar de modo encoberto, atacar e retirar-se com o menor dano possível, teria uma grande vantagem. Como era de se esperar, as forças norte-americanas não foram as que se adaptaram melhor à guerra nestas condições.

Anúncios

Diante disso, as forças armadas dos Estados Unidos utilizaram extensivamente o herbicida conhecido como Agente laranja, uma substância terrivelmente venenosa que destruía a vegetação que entrasse em contato com ela, mas que, por sua alta toxicidade e persistência, contaminou amplas áreas e provocou estragos na população vietnamita e nos militares de ambos os lados, expostos a ela.

São estragos que já duram, literalmente, décadas. Alguns estão começando a aparecer somente agora, 50 anos após o uso do Agente laranja no Vietnã, e em pessoas que nem sequer haviam nascido quando este conflito sangrento ocorreu.

Anúncios

É o que afirma uma investigação da ProPublica, que documentou que filhos de soldados norte-americanos que combateram no Vietnã e foram expostos ao Agente laranja sofreram consequências graves: muitos nasceram com defeitos e outros começaram a ter problemas agora, quando já são adultos.

Aparentemente, a exposição ao Agente laranja sofrida por soldados que participaram da aplicação desta substância tóxica no Vietnã alterou seu material genético, de forma que seus filhos herdaram genes defeituosos que levaram a defeitos de nascença ou doenças posteriores.

A ProPublica afirma que esta situação foi ignorada durante décadas pelo Departamento de Assuntos Veteranos, mas uma análise de dados revelou que a possibilidade de ter filhos com defeitos de nascença era um terço maior, no caso de militares expostos ao Agente laranja, em comparação com aqueles que não sofreram a exposição.

A exposição ao Agente laranja foi imensa entre os vietnamitas, mas também entre os militares dos Estados Unidos. Um vídeo no YouTube mostra o que seria a aplicação desta substância, realizada por militares norte-americanos sem a proteção necessária.

YouTube video

Como consequência, ocorreram casos de bebês nascidos sem um dos membros ou com membros adicionais. Além disso, filhos já adultos de veteranos expostos ao Agente laranja sofrem, de acordo com a ProPublica, com doenças ameaçadoras, ou inclusive já faleceram em consequência das mesmas.

Por exemplo, um filho do veterano do exército William Penner foi diagnosticado aos 43 anos com problemas cardíacos, fibromialgia e artrite. Outros casos citados são os filhos do veterano Mike Blackledge: seu filho sofre de uma doença inflamatória intestinal e uma de suas filhas sofre de neuropatia e problemas na coluna vertebral e no sistema digestivo. Por outro lado, a filha mais velha de Blackledge, que nasceu antes do pai ser enviado ao Vietnã, tem boa saúde.

Especialistas médicos consultados pela ProPublica afirmaram que sua pesquisa sobre o Agente laranja mostra a necessidade de aprofundar as investigações, já que oficialmente não foi estabelecida uma relação entre estes defeitos e doenças em filhos de veteranos e a exposição de seus pais ao Agente laranja.

Pelo menos até o momento o Departamento de Veteranos não se posicionou oficialmente sobre o assunto, e muitos ex-militares e ativistas que os defendem acreditam que o tema foi deixado de lado para evitar, segundo a ProPublica, o enorme gasto com compensações financeiras e benefícios que o governo teria que pagar aos veteranos e a seus familiares afetados. Se somarmos a isso o fato de que milhares de militares norte-americanos foram expostos ao Agente laranja (e um número ainda maior de vietnamitas), a magnitude do problema seria imensa e trágica.

Por este motivo, caberia ao governo e às instituições médicas e científicas realizar uma análise exaustiva da questão para esclarecer as conexões e implicações e, se for o caso, atender e compensar os afetados. A ProPublica acusou o Departamento de Assuntos de Veteranos ao alegar que a autoridade atrasou indevidamente a revelação de informações vinculadas ao Agente laranja solicitadas por eles por meio de uma petição em março de 2016, da Lei de Liberdade de Informação.

Enquanto isso, a terrível Guerra do Vietnã e seu Agente laranja seguem, ao que tudo indica, causando baixas entre os norte-americanos envolvidos no conflito e suas famílias.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

19/04/2024

Anúncios O Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta...

Categorias