20 abril, 2024

Últimas:

A melhor chuva de meteoros do ano acontece na madrugada desta segunda-feira

Anúncios

Caso o céu de sua cidade estiver límpido na noite de domingo para segunda, não deixe de olhar para cima! Isto porque a revista ‘Sky & Telescope’ anunciou que entre os dias 13 e 14 de dezembro uma chuva de meteoros poderá ser vista. O fenômeno, mais conhecido como Gemídias, acontece anualmente e é um dos maiores do gênero, chegando a registrar 120 meteoros (ou estrelas cadentes) por hora. Imagine que lindo ver isso no céu?

O nome se dá devido à posição na qual a maioria dos detritos é vista, nas proximidades da constelação de Gêmeos. Para observar, a dica é buscar um local com o mínimo de iluminação artificial possível, ou seja, o mais longe da cidade. Depois disso, talvez seja uma boa ideia utilizar seus os conhecimento astronômicos (ou um aplicativo) para encontrar onde está a constelação que dá nome à manifestação estrelar.

Anúncios

De acordo com os cientistas, a chuva de meteoros deve acontece por volta da uma hora da manhã e deve durar algumas horas. É ideal também adaptar o seus olhos à pouca luminosidade, para isso fique pelo menos vinte minutos observando o céu antes do horário previsto para o “show”.

A origem dos meteoros do Gemídias é um pequeno asteróide chamado 3200 Phanthon e, apesar de ser possível enxergar a chuva da Terra, os detritos têm em média o tamanho de uma ameixa, proporção bastante reduzida quando se fala de Espaço. O asteróide foi descoberto em 1983 e antes disso ninguém ainda sabia o motivo exato da explosão de brilhos noturnos que ocorre todos os anos.

Anúncios

Principais chuvas de meteoros durante o ano

Quadrantídeas – 28 Dez a 07 Jan – maior intensidade em 3 de janeiro

Lirídeas – 16 Abr a 25 Abr – maior intensidade em 22 de abril

Eta-Aquarídeas – 21 Abr a 12 Mai – maior intensidade em 5 de maio

Delta-Aquarídeas Austrais – 14 Jul a 18 Ago – maior intensidade em 29 de julho

Perseídeas – 23 Jul a 22 Ago – maior intensidade em 12 de agosto

Leonídeas – 14 Nov a 20 Nov – maior intensidade em 17 de novembro

Geminídeas – 09 Dez a 19 Dez – maior intensidade em 14 de dezembro

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias