A História do Pole Dance – Por Lu Zaparoli ( Gata Malhada Pole Studio)

É inegável a popularização do Pole Dance por proporcionar inúmeros benefícios. Mas sua origem ainda gera muitas dúvidas. Então, vamos conhecer melhor essa história?!

Apesar das acrobacias do Pole terem origem em atividades já bem antigas, foi através da dança que ele se popularizou.

A Calistenia, termo originado do grego Kallistenés, e seu significado é “cheio de vigor” é uma prática a ser considerada. No passado esse termo era interpretado como o equilíbrio de força física, mental e espiritual. Não podemos deixar de citar o Mastro Chinês. Tornou-se popular nas performances do Circo Imperial da China. A prática acontece em um mastro bem parecido com nosso atual Pole, só que emborrachado. São bem parecidos aos utilizados pelos estúdio hoje, para treino de força.

Já a dança ao redor de uma barra, se originou durante os anos 20, época marcada pela grande depressão Americana, onde os show eram para animar os soldados, com as dançarinas eróticas Hoochie Coochie. Elas em uma parte do show, dançavam ao redor dos mastros que sustentavam a tenda principal, onde ele acontecia. Com o passar dos anos, as apresentações das dançarinas passaram a acontecer em bares, com performances mais teatrais, muitas vezes usando o strip tease. Essas apresentações deram início ao estilo burlesque. A partir do burlesque sensual, o Pole Dance ganhou bares e boates de stripper.

O Pole como conhecemos hoje, tem origem nos anos 90, quando a canadense Fawnia Mondey ficou conhecida pela primeira vídeo aula de Pole Dance Fitness. O intuito era que mulheres “comuns” praticassem em casa como forma de condicionamento físico, já que Fawnia que era stripper. Com ela também veio a prática do Pole sob o salto alto, e ganhou adeptas em diversas partes do mundo. Foi a partir do século XXI que o Pole Dance se desenvolveu e houve a estruturação das vertentes, e a queda do termo Pole Fitness.

No Brasil o Pole Dance, chega por volta de 2008, com o primeiro estúdio onde podia ser praticado.

Algumas vertentes para você pesquisar e se encantar:

  • Sensual
  • Acrobático
  • Art
  • Exótico
  • Contemporâneo
  • Esporte

Você pode escolher sua vertente ou suas vertentes favoritas e se apaixonar!

E aí gostou?
Então já compartilha com as amigas para todas conhecerem mais sobre essa dança incrível!

***Lu Zaparoli é professora de Pole Dance e Seo do Studio Gata Malhada

Scroll Up