Anúncios
Testemunhas do acidente aéreo que deixou sete mortos em Piracicaba (SP) nesta terça-feira (14) contaram o que viram nos momentos antes e após a queda da aeronave. Entre as vítimas, estava o empresário acionista da usina Raízen Cosan Celso Silveira Mello Filho, a esposa e os três filhos, além do piloto e copiloto da aeronave.
O garçom Marcos Eduardo de Souza estava em um local próximo ao acidente e guardava o carro no estacionamento quando ouviu o barulho do avião passando. Ele relata que a aeronave voava baixo e virou de lado, o que causou estranheza. “Uma pessoa que estava do meu lado falou ‘tá caindo’. Aí deu aquele impacto”, contou.
Anúncios
“A gente não acreditou no que estava vendo e subiu aquela bola de fogo. A gente começou a entrar em desespero e começamos a avisar todo mundo e ligar para os bombeiros. Todo mundo em choque.
Segundo ele, antes da queda o avião passou ao lado de uma construção. “Não sei se ele foi tentar fazer a curva e já deu de bico aqui na frente. É uma coisa que a gente só vê em filme”, disse.
Circuito de segurança grava momento em que avião cai em área de mata de Piracicaba
Anúncios
Outra testemunha foi a auxiliar de limpeza Telma Casarotto. Ela estava do lado de fora de um prédio quando viu a aeronave passando. “Eu achei estranho o jeito que ele estava vindo”, contou.
“Ele [avião] veio, desviou do prédio, se tivesse pegado no prédio tinha sido uma tragédia também, aí ele veio e eu já vi que ele desligou o motor. Aí ele já virou pra ir pra cima, foi e caiu aqui. Eu só pensei ‘ai meu Deus do céu, o avião caiu'”, lembra.
Ela conta que ficou tão assustada com a queda que ficou parada. “Daí o zelador correu ali pra ver, mas não deu tempo de ver mais nada. Era só fogo.”
A auxiliar de logística Thaís Gomes da Silva disse que estava trabalhando quando ouviu a tragédia. “Eu estava sentada lá no meu escritório aí eu só ouvi o barulho do avião caindo, quando fez um estrondo, estremeceu tudo. Quando eu vi estava o fogo alastrado já, tudo preto.”
A queda
De acordo com os bombeiros, o avião saiu do Aeroporto de Piracicaba com destino ao Pará e caiu logo depois, pouco antes das 9h, em uma área verde ao lado da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).
O vídeo no início da reportagem mostra o momento que o avião cai ao fundo de um condomínio. Após atingir alguns eucaliptos durante a queda, a aeronave explodiu e teve início um incêndio na mata.
Segundo a Prefeitura de Piracicaba, o avião modelo King Air B200 saiu do Aeroporto Municipal Pedro Morganti e a queda aconteceu cerca de 15 segundos após a decolagem, em uma plantação de eucaliptos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou em nota que foi acionado e vai apurar o caso.
Nessa ação os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos. O objetivo, segundo o órgão, é prevenir que novos acidentes com características semelhantes aconteçam.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave acidentada estava com o certificado e a manutenção em dia.