24 abril, 2024

Últimas:

7 dicas para arrumar e manter organizado gavetas e armários

Anúncios

A arrumação apropriada de gavetas, guarda-roupas e armários é um quesito importante quando o assunto é manter a ordem da casa. A devida organização delas torna a vida de qualquer morador mais tranquila, evitando a perda de tempo.

Inclusive, manter uma gaveta organizada é um método que facilita o dia a dia no ambiente profissional, de forma que você encontre o que precisa com mais facilidade. Por isso, é importante conhecer alguns métodos e ações que facilitam a arrumação de gavetas e armários. Conheça alguns deles a seguir.

Anúncios

Faça uma limpa

Um dos primeiros passos da organização é fazer uma avaliação dos itens que você tem e analisar o que não te serve mais. Em muitos casos, as pessoas têm um excesso de roupas em casa, sendo que elas não utilizam mais algumas dessas peças.

Assim, para abrir espaço, a recomendação é que você avalie o que não usa mais e doe. Isso não apenas deixará a organização mais fácil, como você ainda estará fazendo uma boa ação. Se estiver precisando de um dinheiro extra, outra solução é vender as roupas selecionadas para sites especializados.

Anúncios

Divida as gavetas por categorias

Faça com que cada gaveta seja destinada para cada gênero. No caso das roupas, separe cada compartimento de acordo com o tipo de vestimenta: íntima, pijamas, de ficar em casa, de ginástica, para sair, entre outras. Assim, fica mais fácil localizar o que for preciso — você pode colocar etiquetas coloridas para identificar melhor o que está dentro.

Priorize conforme o uso

Na organização de gavetas com roupas ou outros objetos, o ideal é que você faça a disposição de acordo com o uso. Os itens mais usados devem ficar nas gavetas mais acessíveis, dispensando a necessidade de você abaixar ao pegá-los. Já o que não faz parte do seu dia a dia deve ficar nas gavetas mais baixas.

As roupas ajudam a exemplificar essa ideia. É preferencial que as roupas íntimas, que você troca diariamente, fiquem nas gavetas de fácil acesso. Agora, vestimentas de uso esporádico, como roupas de frio (se onde você mora faz calor na maior parte do ano), devem ficar nos compartimentos inferiores.

Saiba o que vai para a gaveta e para o cabide

Se você tem dúvidas sobre o que dobrar e colocar nas gavetas e o que deve ir para o cabide, existem algumas instruções que ajudam nessa escolha. É melhor deixar para o cabide roupas que sejam de malha de lã, de renda, calças e shorts jeans, paletós, jaquetas e casacos.

As gavetas devem ficar com outros tipos de roupa, como camisetas, regatas, pijamas, roupa íntima, de academia, blusas de frio. Acessórios como lenços e cachecóis podem até ser pendurados, mas também vale a pena guardá-los em gavetas.

Organize o guarda-roupa por cores

Uma dica que vale tanto pela estética quanto para facilitar a peça que você procura é organizar o guarda-roupas por cores. Faça com que a disposição das vestimentas vá dos tons mais claros até os mais escuros, com as roupas da mesma cor ficando próximas.

Tenha caixas organizadoras para roupas de uso ocasional

Para ganhar espaço em gavetas e armários, você pode guardar as roupas que você usa pouco durante o ano em uma caixa organizadora. Por exemplo, é o caso de roupas de festividades, como casamentos, que você usará um punhado de vezes no ano. Também vale para as peças de frio para locais em que o calor é predominante.

O ideal é que essas caixas sejam colocadas em um local protegido, mas que não tome espaço no guarda-roupa. Assim, a melhor escolha é posicioná-las nos compartimentos superiores, onde você também pode colocar malas.

Use pastas de documentos

Para a organização de documentos, a melhor dica é que você use pastas com divisórias internas, que separam contas de acordo com o gênero. Assim, você pode colocar em cada uma delas um tipo específico, como contas de água, luz, Internet, IPTU, IPVA, boletos e faturas de cartões, por exemplo.

Essas pastas também podem ser usadas para guardar cópias de documentos, como identidade, certidão de nascimento e de casamento e título de reservista. As pastas ainda são úteis para guardar exames médicos e registros escolares.

Últimas

Auditoria Interna pode trazer benefícios para as empresas

Auditoria Interna pode trazer benefícios para as empresas

24/04/2024

A Auditoria Interna é uma função vital dentro das organizações, responsável por fornecer uma avaliação objetiva...

Categorias