Anúncios
Para quem pensou que a quarentena duraria somente até as últimas semanas do mês de março, as mudanças que foram necessárias na rotina da grande maioria das pessoas já soam como algo antigo.
Recorrendo a alguma ferramenta tecnológica ou encontrando soluções internas, o fato é que cada um teve que encontrar uma maneira de conciliar trabalho e vida pessoal, que passaram a acontecer no mesmo ambiente.
Anúncios
Um dos grandes desafios é manter a produtividade, principalmente, para quem não tem um ambiente de trabalho adequado dentro de casa. Por isso, listamos cinco formas que podem te ajudar a ser mais produtivo durante a quarentena. Todas elas são acessíveis aos diferentes estilos de vida de cada um.
1- Exercícios
Com as academias fechadas, as redes sociais foram invadidas por tutoriais e lives de pessoas mostrando como se exercitar em casa. Quem prometeu começar uma rotina de exercícios não encontrou necessariamente a motivação necessária, passando o tempo livre no sofá.
Anúncios
Por outro lado, muitas pessoas encontraram a possibilidade de se manterem mais dispostas com as atividades físicas, sobretudo, quando se exercitam no período da manhã.
Não é de hoje que especialistas recomendam a prática de exercícios para prevenir doenças, além de melhorar sintomas de depressão, ansiedade e estresse. É possível dedicar de 15 a 30 minutos por dia em alguma atividade dentro de casa, melhorando o seu humor ao longo do dia e, até mesmo, o sono.
2- Aplicativos
Além de Instagram e Netflix, que estão sendo os maiores responsáveis pela bateria do seu smartphone durar menos que o normal, muitos aplicativos passaram a fazer parte da rotina das pessoas, exatamente porque ajudam a manter o ritmo no trabalho.
Trello, Monday, To Do e Pocket são só alguns exemplos de apps que permitem maior organização das tarefas, por meio de quadros, lembretes, listas e possibilidade de compartilhamento.
Tem opção até para quem não abre mão do bom e velho post-it, mas em uma versão digital e otimizada para as tarefas on-line.
3- Organização de ambiente
Outra dificuldade compartilhada entre muitos brasileiros foi a falta de um espaço na casa, exclusivo para o trabalho. Com o home office, também surgiu a necessidade de adaptar sala, cozinha e quarto para passar boa parte do dia trabalhando.
Mesmo sem móveis de escritório, que oferecem maior conforto e visualmente remetem ao trabalho, é possível criar um ambiente favorável às suas atividades. Para isso, procure manter a mesa organizada, se possível, longe de barulho e em uma posição confortável.
A decoração com plantas, som ambiente ou presença do seu pet pode ajudar a tornar o trabalho mais leve, favorecendo a sua produtividade.
4- Rotina
Se, antes, a regra era acordar cedo, trocar de roupa e enfrentar o transporte público lotado ou o trânsito, agora, é acordar no horário e tentar não passar o dia de pijama.
Na verdade, as regras ficaram bem flexíveis. Se o pijama funciona para você, sem problema. Contudo, para muitos, manter a vestimenta “de trabalho” pode ajudar o corpo a entender o momento de funcionar com mais energia e concentração.
Isso vale para a alimentação e o sono. Embora muita gente tenha voltado a cozinhar em casa, consumir mais alimentos gordurosos todo dia não é exatamente a melhor forma de manter seu corpo ágil do jeito que você precisa.
Desse modo, estabeleça pausas ao longo do dia para alongar braços, pernas e coluna, comer sem pressa e arejar a cabeça.
5- Prazer pessoal
Não é porque o isolamento social ainda é algo necessário que você precisa abrir mão do seu lazer. Preparar uma comida gostosa no fim de semana, ligar para os amigos, assistir a um filme ou dançar sozinho na sala podem ser saídas para manter a saúde mental.
Desligue a cabeça do trabalho fora do seu horário de expediente: procure realizar atividades que te façam relaxar e renovar o fluxo mental para evitar acúmulo de cobrança e ansiedade.
Essas são algumas maneiras que podem ajudar quem mais está tendo dificuldade em manter o foco durante esse período tão particular. Lembrando que, em casos mais extremos, existem profissionais que podem ser consultados, inclusive, remotamente.
Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias