27 abril, 2024

Últimas:

5 dicas para montar o home office ideal

Anúncios

Este foi o ano do home office e, mesmo quem nunca tinha pensado na possibilidade de adotar este modelo de trabalho, teve que se adaptar a ele. Aos poucos, algumas pessoas estão voltando às sedes das empresas, mas muitas vão continuar trabalhando em casa.

Acontece que, para fazer home office com qualidade, não basta ter um notebook e acesso à internet. Muita gente até trabalhou assim por um tempo, mas este não é o ideal. Uma mesa adequada para trabalho, cadeira ergonômica e outras adaptações precisam ser feitas no ambiente.

Anúncios

Pretende continuar trabalhando em casa? Então, preste atenção na lista a seguir para saber o que você precisa fazer para não prejudicar a sua saúde e melhorar a sua produtividade.

Escolha um lugar fixo

À primeira vista, uma das vantagens de trabalhar em casa parece ser poder fazer isso em qualquer lugar, até variando o ambiente. No entanto, este hábito costuma ser um inimigo da produtividade, além de te sujeitar a imprevistos no meio daquela reunião importante.

Anúncios

Então, a primeira dica é escolher um lugar na sua casa no qual você possa estabelecer o seu escritório. O ideal é que seja um espaço com pouco barulho, onde você possa fechar a porta, para ser interrompido o mínimo possível. É importante checar se esse local possui iluminação adequada e recebe luz do sol.

Tenha uma cadeira ergonômica

O recomendado é comprar uma boa mesa e escrivaninha, com altura e formato adequado para o seu conforto durante o trabalho. No entanto, o mais importante é a cadeira, especialmente, se você passa o dia todo sentado.

A questão é tão séria que muitas empresas enviaram suas cadeiras para a casa dos funcionários. Trabalhar todo dia em um assento que não é ergonômico pode causar dores nas costas e, a longo prazo, sérios problemas de postura. Isso sem falar que é difícil ser produtivo se você está desconfortável.

Aposte na decoração

Esta é uma dica que muita gente ignora, mas que faz toda a diferença para que você tenha um bom dia de trabalho: tornar o ambiente agradável e funcional. Por isso, além de objetos decorativos, a primeira ação a ser feita é manter o ambiente organizado, com tudo no seu devido lugar.

Se você pode investir agora, vale comprar quadrinhos, uma luminária, plantas e artigos para escritório. No entanto, mesmo sem orçamento, dá para fazer uma boa decoração, utilizando itens que você já tem em casa, como uma caneca para colocar canetas e porta-retratos para deixar a mesa mais bonita.

Invista em uma boa conexão

A internet é a ferramenta chave do trabalho home office, e uma conexão lenta pode atrapalhar muito o processo. Por isso, vale checar com a sua operadora para contratar um plano de dados adequado às suas necessidades. Muitas vezes, é possível negociar para que a sua empresa pague essa diferença.

Siga uma rotina

Por fim, mas não menos importante que toda a organização do ambiente, uma recomendação que é consenso entre todos os especialistas: tenha uma rotina. É claro que os horários em casa podem ser mais flexíveis, mas é muito importante ter horas de trabalho bem definidas e tentar cumpri-las.

Além disso, é uma boa ideia tomar um banho e tirar o pijama. Se o seu trabalho não pede isso, não precisa colocar roupas sociais, mas é importante se vestir adequadamente, caso tenha que atender a uma chamada de vídeo que não estava esperando, por exemplo.

Também é importante fazer pausas e se levantar algumas vezes no dia, assim como você faria se estivesse na empresa. Realizar suas tarefas profissionais em casa não pode ser desculpa para trabalhar o tempo todo, pois, isso só vai te deixar exausto.

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias