20 de junho, 2024

Últimas:

Quatro empresas disputarão concessão de Saneamento de GV

Quatro empresas disputarão concessão de Saneamento de GV

Anúncios

O leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Governador Valadares, Minas Gerais, atraiu competição nos mercados brasileiro e internacional. Quatro grupos submeteram propostas para participar da licitação, que deve ser uma das maiores Brasil em 2023 na área de saneamento devido ao valor do contrato disponibilizado. O leilão visa a concessão do sistema por um período de 30 anos. 
 
Concorrerão à licitação três empresas nacionais, sendo elas: IGUÁ e AEGEA – ambas com contratos em operação no Rio de Janeiro -, e GS INIMA Brasil, que possui diversas concessões em cidades de São Paulo e região. Além do grupo espanhol, SACYR, operadora global de projetos de saneamento, que também entregou proposta e estará disputando a concorrência. A entrega dos envelopes com as propostas ocorreu na sede da B3 em São Paulo nesta sexta-feira (24), e a abertura das ofertas está agendada para 30 de novembro, às 10h, também na B3. 
 
O projeto, modelado pelo Grupo Houer, prevê um investimento de R$ 1,3 bilhões, com estimativas de benefícios indiretos que podem alcançar R$ 3,1 bilhões, considerando melhorias em áreas como saúde, renda, turismo, arrecadação de impostos e valorização imobiliária na cidade. 
 
Governador Valadares, a principal cidade do Vale do Rio Doce, será totalmente abrangida por esta concessão. Com o projeto implementado, o município sairá de 0% no índice de tratamento de esgoto para 99%. A empresa vencedora será responsável pela conservação, recuperação, manutenção, implementação de melhorias e operação do sistema de abastecimento. A concessão prevê ainda a universalização dos serviços até 2033, prazo do Marco Legal de Saneamento (14.026/2020)
 
Este leilão é um passo significativo na modernização e expansão dos serviços de saneamento na região, com expectativas de impactos positivos duradouros para a comunidade local.
 
Os documentos da Concorrência, bem como informações complementares podem ser consultados aqui

 

Anúncios

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O Projeto “Do Paisagismo Ambiental à Educação da Sustentabilidade: Parceria entre Arboricatu Unesp e Emefi Dr Cardoso De Almeida”...

Categorias