20 de junho, 2024

Últimas:

Intral apresenta projeto de iluminação indoor em congresso nos EUA

Intral apresenta projeto de iluminação indoor em congresso nos EUA

Anúncios

A Intral SA, indústria de Caxias do Sul (RS) líder no mercado de fabricação de lâmpadas, luminárias de LED e drivers, apresentou seu projeto de luminárias Grow Light no 58th IEEE IAS Annual Meeting 2023, realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Nashville, nos Estados Unidos.

Na ocasião, o projeto de mestrado da Coordenadora de Engenharia do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Intral, Nathália Grazziotin, foi apresentado pelo seu orientador, o Dr. Eng. Eletricista Marco Antônio Dalla Costa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O sistema de iluminação Grow Light foi projetado visando a aplicação em cultivo de plantas, tanto em ambientes internos quanto externos, incluindo o desenvolvimento de espectros luminosos dedicados à horticultura. O sistema emprega tecnologia com arquitetura otimizada para prover as condições necessárias ao desenvolvimento de diversas espécies de plantas.

Anúncios

De acordo com Nathália, a constante busca pelo incremento da qualidade e produtividade de cultivos agrícolas exige sistemas de iluminação mais eficientes e versáteis, que possam ser aplicados em diversos tipos de plantas para suplementar a luz solar. “A intensidade, a duração e a composição espectral da luz afetam o crescimento e a fisiologia das plantas e interagem com outros parâmetros ambientais, como temperatura e umidade, na determinação do comportamento da planta durante todos estágios de desenvolvimento”, explica a engenheira. Segundo ela, além de prover energia para a fotossíntese, a luz fornece sinais específicos que regulam a germinação, o desenvolvimento, a conformação e o metabolismo das plantas. “A disponibilidade de um ambiente de luz adequado é fundamental para o completo desenvolvimento de todos os cultivos.”

Associada ao moderno progresso das técnicas aplicadas à horticultura, foi desenvolvida a Luminária Grow Light, empregando tecnologias de conversão de energia elétrica voltados para sistemas de iluminação especializados para horticultura. O aumento da produtividade e qualidade dos cultivos, aliados à viabilidade de instalação dessa tecnologia em locais estratégicos, como áreas urbanas de cultivos indoors, foram pontos fundamentais que motivaram a Intral a desenvolver esta luminária inovadora. “Essa contribuição é realizada por meio do uso de espectros luminosos dedicados e energeticamente eficientes, nas cores branco, lilás e vermelho. A participação de uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores de mestrado e doutorado da UFSM foi fundamental na validação prática e efetiva dos espectros luminosos aplicados ao cultivo das flores statice e girassol.”

Anúncios

As luminárias Grow Light são compostas por corpos e dissipadores de calor em alumínio, drivers full-range IP66 de alta eficiência com corrente de saída dimerizável, além de lente específica para aplicação em horticultura, para manter os valores de transmitância e ângulos de abertura da luz em conformidade com as necessidades das diversas espécies de plantas a serem cultivadas. O produto se encontra em fase de desenvolvimento. Os testes de campo iniciaram em março, na propriedade de produtores de flores no município de Júlio de Castilhos (RS) e no campus da UFSM, com a finalização do projeto programada para o primeiro semestre de 2024.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O cantor Chrystian, que fez parte da dupla “Chrystian e Ralf”, morreu na noite desta quarta-feira (19). Ele tinha...

Categorias