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Os fornecedores regionais brasileiros estão ultrapassando muitas grandes empresas globais na adoção de IA generativa para desenvolvimento e manutenção de aplicativos (ADM), de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III) , uma empresa líder global em pesquisa e consultoria tecnológica.
O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services para o Brasil conclui que, quando se trata de implementar IA generativa, fornecedores menores e mais ágeis têm uma vantagem decisiva sobre seus rivais maiores, que permanecem cautelosos na adoção desta tecnologia em seus portfólios, em parte por conta da dificuldade natural de implementar a inovação em grandes equipes. Os fornecedores de serviços que operam exclusivamente no Brasil empregam menos de 5.000 especialistas em aplicações no total, permitindo-lhes mais controle ao experimentar IA generativa, afirma o relatório do ISG.
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“Muitas soluções generativas de IA ainda são novas e imaturas”, disse Shafqat Azim, parceiro do ISG e líder nas Américas, Transformação Digital. “Mesmo assim, a maioria dos prestadores de serviços que os utilizam estão explorando possibilidades e antecipam um aumento de produtividade de 40 a 70 por cento em algumas tarefas específicas.”
Um papel fundamental para a IA generativa é a automação de testes, afirma o relatório do ISG. De acordo com o relatório, a IA generativa acelera a identificação e a criação de scripts de casos de teste, permitindo que os especialistas em testes selecionem ou aprovem scripts em vez de perder tempo pesquisando e escrevendo. Durante a execução automatizada de testes, o GenAI pode relatar rapidamente erros de script e aplicar correções instantaneamente, eliminando paradas durante os testes automatizados, afirma o relatório. Depois que os testes são concluídos, a IA generativa pode identificar partes do código do aplicativo que podem exigir correção e até mesmo aumentar a produtividade do desenvolvedor escrevendo correções, diz o ISG.
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Se introduzida de forma adequada, a IA generativa pode revelar-se um recurso decisivo, afirma o relatório do ISG. No entanto, de acordo com alguns fornecedores, o papel da IA generativa no aumento da produtividade não reduzirá realmente os custos de desenvolvimento de aplicações. Em vez disso, os principais benefícios da IA residem na expansão da cobertura e na redução do tempo total necessário para os testes, afirma o relatório. No entanto, para alcançar com sucesso estes ganhos de produtividade, as empresas que implementaram ferramentas de programação generativa de IA tiveram de formar e educar os seus programadores, afirma o ISG.
“Ainda não chegamos a um ponto em que a IA generativa possa substituir os especialistas humanos”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global do ISG Provider Lens Research. “No entanto, a GenAI tem potencial para aumentar visivelmente a produtividade destes especialistas.”
O relatório também examina como as empresas estão mudando do desenvolvimento ágil focado principalmente em software para uma perspectiva mais ampla de produtos digitais que inclui uma variedade de aplicações.
O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services para o Brasil avalia as capacidades de 61 fornecedores em cinco quadrantes: Agile Application Development Outsourcing, Agile Application Development Projects, Application Managed Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists.
O relatório nomeia Capgemini e Wipro como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Accenture, DXC Technology, Iteris, Softtek, Stefanini e Tech Mahindra são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada. Base2, BRQ, CI&T, Compass UOL, e-Core, FCamera, GFT, Globant, Inmetrics, NTT DATA, Objective Group, Prime Control, Sempre IT, Sofist, TCS, Thoughtworks, TIVIT, T-Systems, Vericode e Yaman são nomeados como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, GFT, Inmetrics, Spassu e SVLabs são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Iteris, Objective, Orange Testing, Prime Control, Sofist, Spassu e Vericode.
O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20231025425569/pt/
Contato:
Press Contacts:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE