28 fevereiro, 2024

Últimas:

Paraná irá sediar Academia Brasileira do Cavalo

Paraná irá sediar Academia Brasileira do Cavalo

Anúncios

O Paraná irá sediar a primeira Academia Brasileira do Cavalo do Sul do Brasil – escola especializada em cursos práticos e ensinamentos sobre equídeos, equoterapia e equitação. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo.

No país, estima-se que a Equideocultura já movimente R$30 bilhões ao ano, ocupando um espaço cada vez mais importante no agronegócio, o setor apresenta expressivo potencial econômico e social. 

Anúncios

“O espaço surge para atender um público em ascensão – formado por universidades e alunos de cursos de veterinária que não possuem campus com cavalos para aulas práticas – pessoas que querem exercer a profissão de domadores, tratadores, ferradores, auxiliares de veterinários. Além disso, temos um espaço destinado para cursos e treinamentos de atletas e apreciadores da equitação, bem como para os pacientes focados na equoterapia”, explica o proprietário da ABC, Juarez da Fonseca.

Localizada em Piraquara, em uma área de 300 mil metros quadrados, a estrutura conta com pista coberta, pista oficial externa, 19 piquetes, hospedagem para até 30 pessoas, auditório, brete, cantina e restaurante. O local também oferece hospedagem e cuidado para proprietários de animais.

Anúncios

Um dos coordenadores do projeto, João Victor da Fonseca Esmanhotto, explica que a ABC será uma escola que oferece cursos e programas livres em diversas áreas da equinocultura. “A ideia é oferecer uma escola livre, que abrange o universo do cavalo como um todo, através de cursos rápidos, cursos de média e longa durações. A ABC estará aberta a todos. Em mais de 90% dos nossos programas, a participação é livre, sem necessidade de qualquer pré-requisito. No entanto, teremos programas fechados para médicos veterinários, estudantes e atletas”, reforça.

O encantador de cavalos no Brasil 

O espaço abre suas portas trazendo, nos dias 07 e 08 de setembro, uma das maiores especialistas em doma de cavalos, a treinadora alemã, Denise Heinlein, discípula de Monty Roberts, conhecido como um dos maiores domadores de cavalos do mundo.

Aos 86 anos, o caubói norte-americano Monty Roberts já apareceu nas telas de cinema na pele do galã Robert Redford no filme “O Encantador de Cavalos” . Ele estará, juntamente com Denise, na Festa do Peão de Barretos, que acontece no mês de agosto e depois ela segue para Piraquara.

Denise é treinadora e a principal instrutora do centro de ensino do método de Monty Roberts na Europa e irá abordar em seu curso a técnica “Join Up Day”, o comportamento equino e a natureza do cavalo (instinto, visão periférica, zonas de pressão, comportamento de manada, condicionamento operante); cavalos e pessoas (liderança, confiança, linguagem corporal), entre outros temas.

O curso acontece das 10h às 17h, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link.

Próximos cursos 

A Academia Brasileira do Cavalo promoverá já no segundo semestre de 2023 cursos de curta e de longa duração, que incluem a emissão de certificado de complementação de curso e certificação pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Uma das professoras do curso, a médica veterinária Rebeca Weigel explica que a Academia Brasileira do Cavalo surge como um espaço fundamental para o aperfeiçoamento profissional e crescimento de um mercado que demanda mão de obra especializada.

“Muitos profissionais na área de medicina veterinária que chegam ao mercado não tiveram a oportunidade de se especializar em equídeos. Aqui teremos cursos que irão possibilitar aperfeiçoamento e uma melhor colocação no mercado”, reforça Rebeca, que ao lado da médica veterinária Juliana Junqueira Moreira – ambas com mestrado e doutorado em veterinária pela Universidade de São Paulo (USP) – integrarão o corpo docente da ABC.

Entre os cursos previstos para o segundo semestre estão manejo e alimentação de equinos, primeiros socorros em equinos, doses e vias de administração de medicamentos, auxiliar de veterinário de cavalos  e outros.

Últimas

Consórcio inicia ano acelerado e cresce mais de 10%

28/02/2024

Quase R$ 28 bilhões em negócios com 370 mil cotas vendidas em janeiro e mais de...

Categorias