16 de julho, 2024

Últimas:

Racionamento de energia atinge diversos países e aponta importância de "plano B"

Racionamento de energia atinge diversos países e aponta importância de “plano B”

Anúncios

Diversos países têm enfrentado racionamento e crises energéticas por diferentes motivos que vão além do ambiental. Essas situações evidenciam a importância dos moradores se planejarem para um plano B, que possa garantir o abastecimento quando a companhia responsável não conseguir prover. 

Detalhes sobre como está a situação do abastecimento em alguns países:

Anúncios

Essa realidade não é exclusividade de países estrangeiros, no Brasil durante os períodos de estiagem, que duram de maio/junho a setembro/outubro, pode haver racionamento hídrico e elétrico. A energia elétrica é afetada pois 90% da energia gerada no país vem das hidrelétricas.

Elaborar um plano B

Anúncios

A principal maneira de evitar grandes problemas com desabastecimentos é buscar se preparar para eles. Em alguns casos, como na Ucrânia, é impossível se proteger da falta de energia pois se trata de uma situação extrema, mas em outras circunstâncias, como estiagem e crises com a empresa de distribuição, a precaução pode reduzir os danos. 

O especialista em grupos geradores da franquia Energ, Bruno Teixeira Moreira, explica que ficar atento ao contexto social, tendências e as notícias é uma forma de encontrar sinais que alertam para desabastecimentos. 

“No Brasil, os meses de estiagem sempre são um alerta vermelho, principalmente quando as reservas ficam muito baixas”, alerta Teixeira. “Uma das formas de se prevenir é sempre ter um gerador em casa ou no local de trabalho. Muitas pessoas pensam que esse é um gasto, mas um gerador se torna um investimento quando é necessário enfrentar longos períodos de racionamento ou blecautes constantes”, finaliza o especialista.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um morador de Botucatu foi o mais novo premiado no sorteio do Hiper Saúde, um título de capitalização cuja...

Categorias