Anúncios
Em um megacomando realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria do Meio Ambiente (SMA), com o apoio das Polícias Militar Rodoviária e Ambiental, em todo o Estado de São Paulo, com fiscalização de fumaça preta de veículos a diesel, Botucatu teve 17 motoristas autuados.
De acordo com informações da Cetesb, a fiscalização em Botucatu ocorreu na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), no km 252 – sentido Capital-Interior.
Anúncios
No total, foram vistoriados 371 veículos a diesel e 17 estavam emitindo fumaça fora dos padrões ambientais, em desacordo com a legislação ambiental. A análise foi feita com a Escala de Ringelmann, um instrumento de constatação visual.
A multa para condutores de veículos que emitem fumaça preta é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), o correspondente a R$ 1.413,00. Se for reincidente, o valor é dobrado.
Anúncios
Dados da Operação
Em todo o Estado de São Paulo, em 22 pontos de fiscalização, a Cesteb vistoriou 33.904 veículos a diesel e registrou 715 autos de infração.
A Cetesb informa que durante o inverno, em que as condições meteorológicas costumam ficar desfavoráveis à dispersão dos poluentes, o objetivo é evitar episódios críticos de poluição do ar. O órgão ambiental destaca que houve uma diminuição de 30% de veículos a diesel emitindo fumaça preta em excesso no Estado de São Paulo.
Você pode denunciar
O cidadão que se deparar com lançamento de fumaça preta pode denunciar o caso à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), por meio do Fale Conosco/ Disque Meio Ambiente, no 0800- 11 35 60, ou pelo site da companhia (www. cetesb.sp. gov.br).
Para denunciar é preciso preencher um cadastro com a placa do veículo, local, município, data e hora da ocorrência e espécie (ônibus, caminhão, carro, etc). O denunciante pode deixar comentários e optar por receber retorno da denúncia. O proprietário recebe uma notificação para ajustar o seu veículo. Caso contrário, está sujeito a ser flagrado na rua e ser multado.
Jornal Leia Notícias