03 março, 2024

Últimas:

Zelensky visita Polônia para angariar apoio regional

Anúncios

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou nesta quarta-feira (5) à vizinha Polônia para fortalecer o apoio regional diante de uma nova contraofensiva que planeja iniciar nas próximas semanas.

Além de ter aberto as fronteiras para receber mais de um milhão de refugiados ucranianos nos últimos 13 meses de guerra, a Polônia também chamou a atenção do Ocidente para a guerra e angariou parte do apoio político e militar de países europeus ao governo de Zelensky.

Anúncios

O assessor do governo polonês, Marcin Przydacz, afirmou que a visita “é um sinal de confiança e de agradecimento à Polônia e aos poloneses”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante visita à Polônia com sua mulher, Olena Zelenska, e o presidente polonês, Andrzej Duda, em 5 de abril de 2023. (Foto: Reprodução)

Zelensky chegou a Varsóvia pela manhã e se reunirá ainda nesta quarta com o presidente do país, Andrzej Duda. O líder ucraniano também terá um encontro com refugiados ucranianos e líderes empresariais que podem estar envolvidos na reconstrução da Ucrânia.

Anúncios

Além de receber refugiados, a Polônia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), desempenhou um papel importante em persuadir outras potências ocidentais a fornecer tanques de guerra e outras armas à Ucrânia.

As entregas militares polonesas foram vitais para a Ucrânia se defender e lutar contra as forças russas que invadiram a fronteira ucraniana em fevereiro de 2022. Faixas da Ucrânia permanecem ocupadas no sul e no leste.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse na terça-feira que Kiev estava grata à Polônia por abrir caminho para entregas de caças MiG.

Autoridades ucranianas também pressionaram por caças F-16, para aumentar a capacidade de Kiev de atingir unidades de mísseis russos com foguetes fabricados nos Estados Unidos, mas Przydacz disse que a Polônia não decidirá tão cedo se enviará algum.

“Os F-16 estão protegendo os céus da Polônia.” ele disse. “Não há absolutamente nenhuma decisão nesse estágio.”

Caças F-16 (Foto: Reprodução)

Autoridades polonesas disseram que as negociações por mais apoio se concentrarão agora nas linhas de frente ucranianas, no apoio internacional e na cooperação econômica.

O gabinete presidencial da Ucrânia, que evita mencionar os planos de viagem de Zelensky com antecedência por motivos de segurança, não divulgou a agenda oficial da visita ao país vizinho.

Apoio de poloneses

Uma esmagadora maioria de poloneses apoia os ucranianos na guerra com a Rússia. Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, 82% dos cidadãos do país acham que a Otan e os países da União Européia devem apoiar a Ucrânia até que o país vença a guerra.

No entanto, a visita de Zelensky ocorre em meio ao incômodo crescente na Polônia rural com o impacto das importações de grãos ucranianos, que derrubaram os preços em vários estados da ala leste da UE.

Fonte: Agências

Últimas

Botucatu: Obituário 03 de fevereiro de 2024

03/03/2024

Anúncios Lázaro Aparecido Lino – 69 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 03/03/24 às 17h Complexo...

Categorias