Anúncios
Um wolverine, conhecido no Brasil como carcaju ou glutão, foi visto três vezes em maio no leste de Sierra Nevada, nos Estados Unidos, segundo as autoridades da Califórnia. Esta é uma ocorrência rara: nos últimos 100 anos, o animal foi visto apenas uma outra vez no estado.
Foi este animal que inspirou o personagem Wolverine, na Marvel.
Anúncios
Embora os wolverines sejam nativos da Califórnia, eles foram essencialmente extintos do estado desde a década de 1920. Embora não se saiba exatamente o que causou a queda da população de animais, os especialistas acreditam que o sumiço da espécie tenha sido resultado da caça para captura de peles dos animais.
Entre 2008 e 2018, um espécime de carcaju foi visto no estado na Floresta Nacional de Tahoe, disseram autoridades. O wolverine visto no mês passado, no entanto, provavelmente não é o mesmo, porque a vida útil da espécie é geralmente de 12 a 13 anos.
Anúncios
Segundo as autoridades, o animal foi visto duas vezes na Floresta Nacional de Inyo e uma vez no Parque Nacional de Yosemite. Ele parece ser um jovem macho em busca de uma companheira.
“É realmente empolgante e surpreendente”, disse Daniel Gammons, cientista ambiental sênior do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.
Wolverines machos caminham por territórios enormes, cobrindo facilmente várias centenas de quilômetros quadrados. A forte nevasca deste inverno no oeste pode ter criado “pontes de habitat” que permitiu ao animal explorar pela área, explicou Gammons.
Os especialistas acreditam que o espécime pode ser viajado de regiões muito distantes, como o Canadá e o Alasca. Agora, os funcionários da vida selvagem estão tentando obter uma amostra do cabelo ou fezes do glutão para realizar testes genéticos.
A espécie é o maior membro terrestre da família das doninhas e está listada como ameaçada pela Lei de Espécies Ameaçadas da Califórnia.
Fonte: Agências