30 de maio, 2024

Últimas:

Vulcão entra em erupção na Indonésia e expele coluna de fumaça de 1,5 km de altura

Anúncios

Um vulcão entrou em erupção, nesta quarta-feira (8), no leste da Indonésia, expelindo uma coluna de fumaça de 1,5 km, o que levou as autoridades a aumentar o nível de alerta e a pedir à população que se afastasse do local.

    O monte Ibu, na ilha de Halmahera, no norte da província de Maluku, tornou-se ativo às 11h11, horário local (23h11 de terça-feira, no horário de Brasília), lançando uma espessa nuvem de fumaça e cinzas na atmosfera.

    Anúncios

    Segundo a agência indonésia de vulcanologia PVMGB, a coluna eleva-se 1,5 km acima da cratera.

    “Com base na vigilância visual e instrumental, a atividade no monte Ibu passou do nível 2 para o nível 3”, em uma escala de 4, disse o chefe da agência, Hendra Gunawan, em um comunicado.

    Anúncios

    As autoridades estabeleceram uma zona de exclusão de 3 a 5 km ao redor da cratera e aconselharam os moradores a usar máscaras e óculos de proteção para atividades ao ar livre.

    O extenso arquipélago da Indonésia está localizado no “anel de fogo” do Pacífico, razão pela qual registra frequentemente atividade sísmica e vulcânica.

    No mês passado, o monte Ruang, no norte do país, entrou em erupção várias vezes, exigindo evacuações e fechamento temporário do aeroporto.

    Fonte: G1 – Foto: Center for Volcanology and Geological Hazard Mitigation (PVMBG)

    Talvez te interesse

    Últimas

    Anúncios Veronyka Oliveira Silva – 11 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/05/24 às 17h Não há informação sobre o velório Anúncios...

    Categorias