Anúncios
Um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, na Islândia, nesta segunda-feira (18). Um vídeo mostra o momento exato do início da erupção.
Veja o vídeo.
Anúncios

De acordo com a imprensa da Islândia, a fissura tem cerca de 4 km de extensão e está expelindo de 100 a 200 metros cúbicos de lava por segundo. O tamanho da fissura e o volume de lava estão acima da média de erupções anteriores.
As autoridades da Islândia informaram que erupção aconteceu próximo à cidade de Grindavik, às 22h17, pelo horário local (18h17 em Brasília).
Anúncios
Um helicóptero da guarda costeira foi acionado e está sobrevoando a região, segundo as autoridades. A polícia e a defesa civil estão alertando as pessoas para que não se aproximem da área.
O serviço meteorológico informou que o fenômeno foi precedido de um terremoto. As autoridades ainda estão avaliando o local exato e o tamanho da erupção.
Até a publicação desta reportagem não havia registros de estragos ou feridos. Além disso, os moradores de Grindavik foram retirados da cidade em novembro. Atrações turísticas também estão fechadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/D/m/B80TreQPWjlphHTHBl2Q/valin-mynd-3-2-.jpg)
Alerta
Desde outubro, terremotos atingem a região da península de Reykjanes. Os tremores foram se intensificando ao longo dos dias. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados.
Os terremotos deixaram Grindavik cheia de rachaduras. Imóveis e ruas da cidade ficaram danificados. A cidade fica a apenas 54 km da capital Reykjavik.
No fim de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades chegaram a diminuir o nível de risco que o vulcão representava para a cidade. Moradores também foram autorizados a retornarem para buscar pertences.
Nos anos anteriores, outras erupções também foram registradas na região. No entanto, os fenômenos aconteceram de forma controlada, em áreas despovoadas e sem deixar estragos.
Fonte: G1