Anúncios
Depois de 12 mil anos de silêncio, o vulcão Hayli Gubbi despertou. Localizado no nordeste da Etiópia, o vulcão entrou em erupção no domingo (23) pela primeira vez desde a Era do Gelo, segundo o Programa Global de Vulcanismo mantido pela organização norte-americana Smithsonian Institution.
A última vez que o Hayli Gubbi mostrou sinais de vida foi no final da Era do Gelo — um intervalo tão longo que torna este evento histórico e surpreendente.
Anúncios
O vulcão Hayli Gubbi está situado na região de Afar, a aproximadamente 800 quilômetros a nordeste da capital Addis Abeba, próximo à fronteira com a Eritreia. Ele se encontra no Vale do Rift, uma área de grandes perturbações geológicas devido ao encontro de duas placas tectônicas, e marcada por intensa atividade vulcânica.
O Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution afirmou não ter registro de erupções do Hayli Gubbi desde o Holoceno, período iniciado há cerca de 12 mil anos.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/F/d0xE2OSkKeyXgAT7mYmw/2025-11-24t165653z-1424097974-rc243iaz6rsy-rtrmadp-3-ethiopia-volcano.jpg)
O vulcanólogo Simon Carn, professor da Universidade de Michigan, confirmou na plataforma Bluesky que o Hayli Gubbi “não registrou nenhuma erupção durante o Holoceno”.
De acordo com o Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC), o Hayli Gubbi, que atinge cerca de 500 metros de altitude, entrou em erupção no domingo, liberando espessas colunas de fumaça que chegaram a 14 quilômetros de altura.
O fenômeno durou várias horas e terminou ainda no mesmo dia. Cinzas sobrevoaram o Iêmen, o Omã, a Índia e também o norte do Paquistão, segundo o VAAC.
Em imagens divulgados nas redes sociais é possível ver uma espessa coluna de fumaça branca se elevando em direção ao céu.
Não havia registro de feridos ou danos até a última atualização desta reportagem, mas o vulcão está localizado em uma área remota e pouco povoada.

Fonte: G1