Anúncios
Adelina Sales, conhecida como Vozinha Adelina, morreu nesta terça-feira (21), aos 85 anos. A idosa ficou famosa na internetpor fazer webnovelas com o neto. Os vídeos da dupla no YouTube tiveram mais de 240 milhões de visualizações.
Segundo o neto, Dona Adelina estava se alimentando e bebendo água por sonda desde que precisou fazer uma cirurgia, recentemente. Ele não detalhou o motivo da morte. A idosa morava em Águas Claras, no Distrito Federal, com o neto e a filha.
Anúncios
Dona Adelina tinha esquizofrenia desde os 40 anos e foi diagnosticada com Alzheimer há 11 anos. Os vídeos faziam sucesso pelo bom humor da idosa, que brincava na madrugada com os familiares e gostava de criar músicas e contar histórias do passado.
Anúncios
No último vídeo, o neto agradeceu aos familiares e amigos que o ajudaram a cuidar da avó e relembrou os melhores momentos e as músicas que Dona Adelina mais gostava.
O velório será nesta quarta-feira (22), no cemitério Campo da Esperança de Taguatinga.
Retardo da doença
O especialista em neurologia comportamental e cognitiva e distúrbio de movimento Nasser Allam afirmou ao G1 que o apoio da família que estimula o paciente a lidar com o Alzheimer é fundamental para o retardo da doença.
“Se o paciente é bem estimulado no dia a dia com uma série de estratégias, esse paciente vai perdendo menos cognição ao longo do tempo. A família que paternaliza o paciente, começa a fazer tudo para ele, é ruim. Tem que estimular que ele continue fazendo as coisas, mesmo com dificuldade.”
Allam explicou que quando o idoso faz treinamento de memória, aprende uma nova língua ou se diverte com artes, por exemplo, o cérebro é ativado e passa a trabalhar o conceito de neuroplasticidade, quando ativa conexões já existentes e forma novas conexões.
Fonte: G1