Voluntários fazem limpeza em cachoeira de Botucatu

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A cachoeira Véu de Cachoeira Véu de Noiva contou no domingo (13) com uma ação de limpeza, trabalho que foi realizado entre às 8h e 12h, com a colocação de cartazes da Campanha “Cuesta Limpa” nos banheiros e quiosques, além da coleta de lixo nas margens e perto da cachoeira.

Foram 23 participantes entre eles crianças e até uma das pessoas que tem 67 anos.

Durante a ação foram encontradas garrafas PET, latas de bebidas, chinelos, roupas, embalagens plásticas de alimentos, bitucas de cigarro, anzóis, linha de pesca, pedaços de redes utilizados para pesca e embalagens de papel.

Os sacos de lixo e luvas de proteção foram cedidos pelas secretarias do Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Lazer.

A série de ações de conscientização do Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR) e demais parceiros voluntários começou no dia 5 de setembro com caminhada pela Rua Amando de Barros, no centro de Botucatu, pedindo uma Cuesta mais Limpa.

O grupo de trabalho colocou cartazes nas lojas e entregou panfletos abordando o problema de lixo em estradas rurais de pontos turísticos, bem como dando dicas onde depositar corretamente materiais inservíveis.

Todo o trabalho faz parte do evento mundial “Clean Up The World – Nosso lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade”. Neste contexto, Botucatu é uma das 9 cidades que representam o Brasil no movimento mundial, onde as ações feitas no município serão compartilhadas no site do evento global.

Entre as primeiras atividades do “Clean Up The World” houve esse trabalho na Rua Amando de Barros de conscientização para manter estradas rurais e pontos turísticos limpos, incluindo as exuberantes cachoeiras do município.

Próximas ações – Mas os trabalhos dos voluntários, do Conselho Municipal de Turismo – COMUTUR, da Secretaria de Turismo e da Secretaria do Meio Ambiente não vão parar por aí. Durante o mês de setembro as ações do evento mundial continuam aos domingos e se estendem até o encerramento da campanha, marcado para acontecer na Base da Nuvem no dia 27, onde haverá plantio de mudas de árvores e espaço com cobertura para realização de piqueniques. Todo o material recolhido nos pontos turísticos serão expostos em local de grande circulação de pessoas para conscientizar a todos.

O “Clean Up The World” é uma campanha global anual, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente que inspira e capacita as comunidades para limpar, consertar e conservar o meio ambiente. O número estimado para a Campanha é de 35 milhões de pessoas em mais de 130 países Estes grupos estão assumindo a responsabilidade com o meio ambiente e, os efeitos são sentidos não só na comunidade em que eles ocorrem, mas do outro lado do planeta.

Na mesma linha de trabalho foi lançada no município a campanha “Cuesta Limpa” que também chama a população para trabalhar pelos espaços cada vez mais livres de lixo. Essa é uma das ações que vem sendo desenvolvidas pelo COMUTUR que visa obter para a cidade o selo de “Município de Interesse Turístico”.

Fique atento à agenda:

20/09/15 (domingo) – 8h às 12h – Ação na Cachoeira Demétria.

27/09/15 (domingo) – 8h às 11h – Ação na Cachoeira Vale do Aracatu (AAVA).

27/09/15 (domingo) – Ação na Cachoeira Canela I, II e Indiana.

27/09/15 (domingo) – 11h – Plantio de mudas e confraternização oficial do evento, na Base da Nuvem.

Acompanhe as atividades pelo site https://www.facebook.com/comuturbotucatu

Fonte: Assessoria de Imprensa Comutur

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes