16 abril, 2024

Últimas:

Escolas Estaduais não exigirão vacina contra a Covid

Anúncios

O secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse nesta quinta-feira (13) que a vacina contra a Covid-19 não será exigida dos estudantes da rede estadual de ensino para a volta às aulas presenciais.

O anúncio foi feito durante o lançamento do material de apoio para professores do Ensino Médio de São Paulo na sede da Escola de Formação para Profissionais da Educação (EFAPE), em Perdizes, Zona Oeste da capital.

Anúncios

“Não temos nesse momento nenhuma intenção de tornar obrigatória a vacina. A vacina não é obrigatória nem para adultos, porque faríamos isso para a vacina? Mas, obviamente, é pior ainda tornar obrigatória para a entrada das crianças na escola, porque uma criança de 6 anos não tem direito de opinar se ela pode ou não opinar se ela vai ou não ser vacinada, ela será prejudicada por uma escolha de seus pais. E aqui nós temos o direito constitucional de acesso à educação, portanto nós aqui em hipótese alguma vamos proibir uma criança de voltar às aulas caso ela não esteja vacinada”, afirmou.

O secretário, disse, no entanto que vai “trabalhar com a conscientização”, conversando com os pais e mostrando a importância da vacinação.

“As duas primeiras semanas de aula serão bastante voltadas para isso e para o acolhimento, para mostrar a importância da vacinação tanto para crianças como para adolescentes.”

Anúncios

“A gente está com 80% dos jovens de 12 a 17 anos com esquema vacinal completo com duas doses, portanto temos aí 20% que devemos estar falando, conscientizando e que é importante começar com esse processo, mas de maneira nenhuma impedir a criança de frequentar a escola vai ajudar, né, pelo contrário. a gente vai acabar perdendo essa criança, que vai se evadir.”

Secretário estadual da Educação de SP, Rossieli Soares, anuncia que a vacinação contra a Covid não será exigida na volta às aulas — Foto: Bárbara Muniz Vieira
Secretário estadual da Educação de SP, Rossieli Soares, anuncia que a vacinação contra a Covid não será exigida na volta às aulas — Foto: Bárbara Muniz Vieira

O primeiro lote de vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças chegou ao Brasil na madrugada desta quinta e ainda será distribuído aos estados. De acordo com Rossieli, o início da vacinação será imediato.

“O governador está pronto, já compramos todo o material que era necessário, o governo do estado está desde dezembro pronto e obviamente já foi discutido para iniciar a vacinação. Então estará disponível em todos os postos de vacinação o mais rápido possível, a ordem das idades vai ser decrescente até porque não teremos muitas vacinas. Teremos 1,2 milhão de vacinas para o Brasil inteiro nesse primeiro lote. O maior lote está previsto para chegar em março apenas.”

As aulas para cerca de 3,5 milhões de alunos ocorrerão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5400 escolas mantidas pelo governo de São Paulo nos 645 municípios do estado.

Sobre a variante ômicron da Covid-19, Rossieli disse estar acompanhando e discutindo com a comissão médica, mas que não há nenhuma alteração no ano letivo.

“A nossa prioridade é volta às aulas. Não é possível a gente discutir fechamento de escolas com tudo aberto, não é possível, é inaceitável na minha opinião que a gente não priorize as crianças. E é importante destacar que a ômicron tem contaminado muito mais pessoas. (..) As pessoas não vacinadas é que têm tido mais problemas com essa cepa, por isso que temos insistido em relação á vacinação.”

O uso de máscaras seguirá obrigatório no ambiente escolar.

Fonte: Globo

Últimas

Inscrições para Game Jam 2024 começam dia 22 de abril

Inscrições para Game Jam 2024 começam dia 22 de abril

16/04/2024

A iniciativa é voltada a alunos de escolas parceiras da Full Sail University, matriculados do 9º...

Categorias