24 abril, 2024

Últimas:

Você abaixa o som do carro quando está tentando achar uma rua? Saiba por quê

Anúncios

Perdido atrás do volante, buscando o nome de uma rua e sem poder contar com a ajuda de navegadores, você presta atenção às placas de sinalização e, de repente, abaixa o som do rádio, sem mesmo perceber, para tentar encontrar seu caminho. O hábito é bastante comum e não precisa se sentir só na “loucura” do processo, pois o fato tem até uma resposta científica.

Reduzir músicas ao redor para “enxergar melhor” pode parecer louco, mas trata-se apenas de uma resposta instintiva do subconsciente que ajuda na concentração de tarefas visuais, segundo um recente estudo realizado na Suécia.

Anúncios

Por que o som atrapalha a visão?

carro volante decarona 400x1000 016

Após avaliar exames de ressonância magnética de 32 voluntários, os pesquisadores descobriram que quando as pessoas estavam se concentrando em algo visual, a capacidade de resposta de seus nervos auditivos diminuiu naturalmente.

Anúncios

Isso significa que seu cérebro “abaixa o volume” de sua audição para evitar que sons ao redor provoquem distrações, ou seja, é uma forma que a mente encontra de priorizar as tarefas. Ainda de acordo com o estudo, se sua resposta subconsciente não é suficiente para ajudar na concentração, seu instinto entra em ação para recusar a entrada do som de forma involuntária.

Fonte: Vix

Últimas

A EMGA obtém financiamento de US$ 15 milhões para o Banco Improsa na Costa Rica

23/04/2024

Anúncios LONDRES, April 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), em...

Categorias