28 março, 2024

Últimas:

Vinho e Pizza: Aprenda dicas para escolher a combinação ideal – Por Página dos Vinhos

Anúncios

Apreciada de Norte a Sul do país, a pizza já faz parte da cultura gastronômica brasileira e ganhou até uma data no calendário nacional. Desde a década de 1980, o Dia da Pizza é celebrado em 10 de julho por aqui.

Não é para menos: o Brasil é o segundo país que mais consome pizzas em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Anúncios

A iguaria, geralmente preparada em tamanho grande, é ideal para compartilhar e esse é um dos fatores que faz a gente associá-la a um momento de descontração entre amigos ou com a família. 

Para tornar a experiência ainda mais especial, nada como combinar bons vinhos aos mais diversos sabores de pizza. Versátil, a bebida revela-se um acompanhamento perfeito para o prato de influência italiana.

Anúncios

Um vinho tinto mais intenso, por exemplo, é um bom companheiro para a queridinha pizza de calabresa, enquanto os brancos aromáticos podem ir à mesa com os sabores que esbanjam queijo.

Confira abaixo as sugestões da equipe de especialistas da Página dos Vinhos e da Wine e bom apetite!

Pizza de embutidos e defumados

Para as pizzas que têm embutidos na cobertura, como calabresa, pepperoni e lombinho, o ideal é escolher um vinho com paladar mais intenso e tânico. Isso vai ajudar a “limpar” a gordura da proteína na boca. Entre as castas indicadas, estão Cabernet SauvignonTempranillo e Touriga Nacional


Fique atento apenas à picância do alimento: caso a pizza seja mais apimentada, prefira um vinho com teor alcoólico mais baixo, já que o álcool acentua a sensação de ardor no paladar.

Pedro Teixeira Colheita Selecionada Bairrada D.O.C 2018: esse vinho é um blend entre três uvas clássicas portuguesas: Baga, Aragonez e Touriga Nacional. Amadurecido por seis meses em barricas de carvalho, apresenta paladar com boa presença, além de equilíbrio entre as notas frutadas e de madeira.

Serras De Azeitão Seleção Do Enólogo Tinto 2019: bom para ser apreciado no dia a dia, esse tinto português é jovem e moderno, preparado com uvas tradicionalmente cultivadas na Península de Setúbal. É frutado, tem corpo leve para médio e taninos sedosos.

Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Merlot 2018: direto do Valle Central, esse exemplar chileno é aromático e elegante, além de reunir as características do Novo Mundo com a essência da uva Merlot. No paladar, tem bom corpo, acidez equilibrada e final frutado, ideal para acompanhar pizza de calabresa. 

Quinta de São João Cuvée RB Tinto 2018: produzido no Tejo com cinco variedades de uvas, esse vinho é macio e fresco, com equilíbrio entre fruta e madeira e taninos sedosos. Com potencial de guarda de até seis anos, faz bonito à mesa ao lado de uma pizza de bacon.  

Pizzas com queijo

As pizzas que têm os queijos como protagonistas, como a de mussarela, quatro queijos ou mesmo a tradicional marguerita, pedem uma bebida com mais acidez e também mais aromática. 

A acidez, no caso, vai ajudar a limpar a gordura do queijo, enquanto os aromas acentuados do vinho neutralizam o aroma do laticínio. Prefira vinhos elaborados com uvas como Chardonnay e Torrontés, ou espumantes brut ou nature.

Altivo Vineyard Selection Chardonnay 2019: esse vinho branco é elaborado a 1700 metros de altitude, fator que contribui para a boa acidez do exemplar. Com corpo de leve para médio, boa acidez e frutado, é uma boa pedida para acompanhar pizza quatro queijos.

Voiturette Chardonnay 2019: as uvas para a produção desse Vin de France são cuidadosamente selecionadas nos melhores vinhedos franceses. Indicado para ir à mesa ao lado de uma pizza marguerita, é bastante saboroso, com paladar fresco e boa acidez.

Espumante Lobo Negro Brut: elaborado com a uva Airén, ainda pouco conhecida no Novo Mundo. Tem aroma de frutas cítricas, além de maçã verde e abacaxi. O paladar fresco, frutado e saboroso torna esse espumante perfeito para acompanhar pizzas sabor quatro queijos. 

Petit Tracteur A.O.C. Côtes du Rhône Rosé 2019: esse rosé francês da tradicional região de Côtes du Rhône é um blend entre as uvas Syrah, Cinsault e Grenache. Tem passagem de seis meses por tanques de aço inox e concreto. Frutado, leve e com boa acidez, pode ir à mesa com pizza marguerita.

Pizzas vegetarianas

As pizzas mais leves, que têm verduras e/ou legumes no preparo, também vão bem com vinhos brancos aromáticos, como os elaborados com as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. 

Chono Valle de Itata Single Vineyard Chardonnay 2019: esse Chardonnay se diferencia dos demais por apresentar mais corpo e untuosidade na boca, com aromas complexos que resultam da passagem parcial por barrica. Tem acidez equilibrada e é bom para harmonizar com pizza de abobrinha. 

Finca Martha Chardonnay Torrontés Semillón 2020: um blend que mescla a Chardonnay a uvas argentinas emblemáticas como a Torrontés e a Semillón. As notas olfativas remetem a maçã, camomila e abacaxi. Na boca, é intenso, frutado e com boa acidez. Sirva-o com pizza caprese (muçarela de búfala, tomate, manjericão e pesto de azeitonas).

Curiosidades sobre a pizza

  • O Brasil produz cerca de 1 milhão de pizzas por dia, de acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil
  • Mais da metade dessa quantidade diária é consumida somente na cidade de São Paulo, que perde apenas para Nova York no ranking mundial
  • Entre os sabores mais apreciados pelos brasileiros, estão mussarela, calabresa, portuguesa, frango com requeijão e marguerita. 
  • Apesar da fama italiana, as primeiras pizzas foram feitas no Egito há cerca de 6 mil anos, quando a massa era feita apenas com farinha e água. Os outros ingredientes foram adicionados depois, em outras culturas.
  • O Dia da Pizza no Brasil foi definido em 1985, durante um evento turístico que elegeu as dez melhores pizzas de marguerita e mussarela.

Serviço

Página dos Vinhos

@paginadosvinhos

(14) 99861-4292 • (14) 99861-4292

Últimas

Clareamento dental: cirurgiã-dentista explica como funciona

Clareamento dental: cirurgiã-dentista explica como funciona

28/03/2024

Especialista conta ainda sobre as manchas, quando a técnica não é indicada e outros cuidados

Categorias