28 março, 2024

Últimas:

Vigilância investiga febre amarela em macaco achado morto em Itapetininga

Anúncios

Animal foi encontrado morto por moradores; vigilância apura (Foto: Arquivo Pessoal/ Antônio Carlos Pedote)

Moradores encontraram um macaco morto na Estrada Municipal Santa Cruz dos Matos, no Bairro Rio Acima, zona rural de Itapetininga (SP), nesta segunda-feira (27). A Vigilância Epidemiológica foi acionada e vai investigar se a causa da morte do animal é febre amarela.

De acordo com a Vigilância, os órgãos do macaco serão retirados e congelados até sexta-feira (3) e devem ser encaminhados para análise no Instituto Adolfo Lutz em Sorocaba (SP). Só então será possível confirmar se o animal morreu devido à doença.

Anúncios

Ainda segundo o órgão, em 2009 um macaco foi encontrado morto por causa de febre amarela, porém nenhum caso foi registrado em humanos desde então. Este ano, o município entrou na lista de cidades com recomendação da vacina depois de um surto no país com 292 casos e 79 mortes.

Os macacos estão ligados diretamente com a transmissão da doença aos humanos. O ciclo envolve também mosquitos. Em áreas de mata, os primatas costumam ser os hospedeiros do vírus que contamina então os mosquitos Haemagogus ou Sabethes. Porém, caso alguma pessoa infectada se desloque para a cidade, poderá transmitir o vírus após a picada do mosquito Aedes aegypti, bem adaptado ao ambiente urbano e também vetor da dengue, zika e chikungunya.

Anúncios

Fonte: G1

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias