Anúncios
Animal silvestre foi encontrado por moradora da região leste e devolvido à natureza após resgate
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu foi acionada na tarde da segunda-feira (28) para uma ocorrência inusitada: uma cuíca-de-cauda-grossa foi encontrada dentro de uma máquina de lavar roupas na região leste da cidade.
Anúncios
Segundo a moradora, o animal estava escondido no eletrodoméstico e ela não conseguiu identificá-lo, acionando os agentes da VAS por precaução. No local, os profissionais constataram que se tratava de um marsupial nativo da região, conhecido por seu hábito noturno e comportamento discreto.
A cuíca-de-cauda-grossa (Didelphis albiventris) é um mamífero marsupial da fauna brasileira, semelhante a um gambá, mas inofensivo. Possui um importante papel ecológico, pois se alimenta de insetos, frutas e até mesmo pequenos animais, ajudando no equilíbrio ambiental. Apesar da aparência que pode causar susto, não oferece perigo ao ser humano.
Anúncios
O animal estava em boas condições e foi resgatado com segurança pelos agentes de combate às endemias. Após avaliação, foi devolvido à natureza em uma área de mata adequada para a espécie.
A Vigilância Ambiental reforça que, em casos semelhantes, é importante não tentar capturar o animal e acionar os serviços competentes para garantir o bem-estar da fauna silvestre e a segurança dos moradores.