10 de janeiro, 2025

Últimas:

Vídeos da Nasa mostram emissão de gás carbônico na atmosfera terrestre

Anúncios

Vídeos produzidos pelo Estúdio de Visualização Científica da Nasa mostram as principais áreas do mundo responsáveis por emitir dióxido de carbono (CO2) e ilustram como o gás de efeito estufa se comporta na atmosfera ao longo de um ano. A emissão de combustíveis fósseis é representada em laranja, enquanto a cor vermelha configura a queima de biomassa. A cor verde representa os ecossistemas terrestres, e a cor azul, os oceanos. As imagens foram criadas a partir de dados do ano de 2021.

YouTube video

Foram criados três vídeos relacionados a diferentes regiões do globo. No vídeo acima, que cobre as Américas do Norte e do Sul, é possível notar a emissão de dióxido de carbono concentrado no nordeste dos Estados Unidos, conforme explica o portal Science Alert. Ao longo dos meses, o gás envolve todo o planeta. Na América do Sul, a floresta amazônica atua absorvendo o gás, ação representada pela pulsação verde no mapa.

Anúncios

YouTube video

No vídeo relacionado às regiões da Europa, do Oriente Médio e da África (acima), as maiores emissões de combustíveis fósseis são dos países europeus e da Arábia Saudita. A África Central possui uma nuvem de emissões de queimadas agrícolas representadas pela cor vermelha.

No vídeo relacionado a Ásia e Austrália (abaixo), uma quantidade significativa de poluição é emitida de Pequim, na China. Enquanto isso, a Austrália possui baixas emissões de combustíveis fósseis por se tratar de um país com uma densidade populacional relativamente baixa – são 26 milhões de australianos espalhados por 7,6 milhões de quilômetros.

Anúncios

YouTube video

O dióxido de carbono representa apenas 0,04% dos gases na atmosfera da Terra, mas é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, pois forma uma camada que impede que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe no espaço. Em outras palavras, provoca ondas de calor, secas, inundações e tempestades cada vez mais extremas e frequentes, bem como novas zonas climáticas para metade do planeta, efeitos devastadores sobre a vida selvagem e um risco aumentado de doenças por patógenos.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios LAS VEGAS, Jan. 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O estande da Wisson Robotics na CES 2025 tornou-se um ponto...

Categorias