Anúncios
Um vídeo gravado na sexta-feira (7) pelo circuito de câmeras do campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) mostra a chegada do tornado na cidade vizinha de Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná. Assista abaixo.

A gravação foi feita em time-lapse – ou seja, em velocidade acelerada – e mostra o avanço da supercélula. A tempestade, que carregava o tornado dentro dela, é caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem).
Anúncios
O vídeo inicia às 18h e vai até às 18h16, e impressiona pelo tamanho e força do fenômeno. As câmeras da UFFS ficam na zona rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de 5 km de Rio Bonito do Iguaçu.
Elas foram analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e divulgadas nesta segunda-feira (10).
Anúncios
Nesta segunda (10) o Simepar também atualizou que em Rio Bonito do Iguaçu os ventos chegaram a até 330 km/h, e que outros dois tornados foram registrados no mesmo dia, sendo um em Guarapuava (a 130 km) e outro em Turvo (a 166 km).
No total, seis vítimas morreram durante as tempestades. Outras 750 pessoas ficaram feridas, e 22 delas permaneciam internadas até o início da manhã desta segunda-feira (10).
“O Corpo de Bombeiros informa que não há mais buscas ou resgates e atendimentos pré-hospitalares. O trabalho de cadastramento e atendimento das famílias continua, assim como a distribuição dos donativos. O esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e prefeitura para retirada de estruturas danificadas e limpeza segue em andamento”, disse o Governo, nesta segunda (10).

Fonte: G1