Anúncios
O vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento em que um atirador dispara contra o candidato a prefeitito de Itumbiara, Zé Gomes (PTB) e o vice-governador José Eliton (PSDB). Nas imagens, divulgadas nesta quinta-feira (29) pela Polícia Civil, é possível ver quando o criminoso se aproxima de carro da carreata onde estavam os políticos e atira contra o grupo (veja vídeo abaixo). O homem atingiu quatro pessoas e acabou morto por seguranças.
As imagens mostram que a ação durou cerca de 10 segundos. “Nesse intervalo de tempo o atirador desce do carro em que ele estava, começa a atirar contra a carreata e os seguranças revidam a agressão e o matam”, disse o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires Medeiros.
Anúncios
https://youtu.be/LjDPHVPnnmA
No vídeo é possível ver que o atirador, identificado pela Polícia Civil como Gilberto Ferreira do Amaral, servidor público da prefeitura, aguarda a passagem dos primeiros carros da carreata. Ao ver que o caminhão com os políticos se aproxima, o criminoso desce do veículo e começa a atirar contra o grupo.
Anúncios
“Foram dados 13 tiros. Sete deles atingiram o carro, dois o policial militar Vanilson [João Pereira], um o vice-governador, um o candidato a prefeito e um o advogado Célio Rezende”, disse o delegado.
O PM e o candidato Zé Gomes morreram. José Eliton e o advogado Célio Rezende sobreviveram e estão internados no Hospital de Urgências Governados Otávio Lage de Siqueira (Hugol), mas não correm risco de morte. O atirador foi baleado por seguranças e também morreu.
Atentado político
O secretário de Segurança Pública em exercício de Goiás, coronel Edson Costa, afirma que o atentado foi político. Segundo ele, “independente da motivação, essa definição não vai mudar”.
Ainda conforme o secretário, o tiroteio atentou contra direitos políticos. “A configuração e características do delito foram a perpetração contra direitos políticos e o processo eleitoral. Foi um ato contra a soberania, contra o estado de direito e ao direito político. O atirador descarregou a arma e tinha um carregador sobressalente. Se não fosse a ação pronta do cabo Vanilson e outros seguranças, a situação poderia ter sido pior.”, disse.
Costa pontuou ainda que nenhuma linha de investigação é descartada pela Polícia Civil.
Gilberto Ferreira do Amaral atira contra cabo da PM Vanilson João Pereira (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Enterro
O corpo do candidato José Gomes da Rocha (PTB) foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade, por volta das 17h50 desta quinta-feira (29).Autoridades, amigos e familiares se despediram dele com uma salva de palmas. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros também realizou uma salva de tiros.
Zé Gomes foi sepultado no jazigo da família, ao lado de outros três padres. Os túmulos foram cedidos aos religiosos. A mãe dele também está enterrada no mesmo cemitério, mas em outra sepultura.
Uma das filhas do político, Caroline Gomes agradeceu o apoio que recebeu dos moradores da cidade. “Quero agradecer a população de Itumbiara por todo o carinho recebido ao longo de todo o cortejo, as multidões nas ruas. Sem duvida o amor das pessoas pelo meu pai é impagável. Que Deus esteja com ele no céu e com cada morador desta cidade que meu pai tanto amou”, disse.
José Gomes da Rocha (Foto: Reprodução)Perfil de José Gomes
José Gomes da Rocha, de 58 anos, começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador em com apenas 18 anos. Depois, se elegeu deputado federal por quatro vezes, entre 1989 e 2003 e deputado estadual, logo em seguida. O político também ocupou a prefeitura de Itumbiara por dois mandatos, entre 2005 e 2012.
Após deixar o governo, conseguiu eleger seu candidato, o atual prefeito da cidade, Chico Balla (PTB). Em 2013, José Gomes foi nomeado como presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).
José Gomes deixa cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.
Fonte: G1