26 abril, 2024

Últimas:

Veterinária da Unesp de Botucatu investiga casos de macacos encontrados mortos. Animais podem ser vítimas de envenenamento por causa da “Varíola dos Macacos”

Anúncios

O Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu está investigando, através do laboratório de toxicologia, a morte de 8 macacos nos últimos dias em parques municipais de Rio Preto.

No total 11 macacos foram levados com sinais de intoxicação. Sete saguis-de-tufos-pretos e 4 macacos pregos. Apenas 3 sobreviveram. As vísceras dos animais que morreram foram enviadas para o laboratório de toxicologia da Unesp de Botucatu, porém os resultados dos exames não são rápidos.

Anúncios

Não está descartada a perseguição dos animais devido à Monkeypox, chamada anteriormente de Varíola dos Macacos.

Os animais mortos foram encontrados na Mata dos Macacos, na Estância do Pica-Pau Amarelo e no Parque Ecológico Sul, em Rio Preto. Todos eles chegaram ao zoológico pelas mãos da Polícia Ambiental. Segundo o Capitão Gabriel Melo, o problema se espalhou pela cidade. Ainda não é possível afirmar que eles estão sendo perseguidos devido à doença relacionada a espécie.

Anúncios

Segundo o veterinário do zoológico, Bernhard Von Schimonsky, não é possível saber se eles estão sendo maltratados pela população, se foram vítimas de acidentes, envenenados ou estão sendo contaminados por uma doença ainda não diagnosticada. Von Schimonsky também não descarta que a publicidade dos casos está levando as pessoas a comunicar os encontros. “Quando há publicidade os casos aumentam”, disse.

A assessoria da Prefeitura emitiu nota afirmando que eles foram maltratados em uma área particular.

O Capitão Gabriel confirma os casos em Rio Preto. O 4º Batalhão da Polícia Ambiental, que tem uma área de atuação que compreende 189 cidades regiões de Rio Preto e Araçatuba, está fazendo um levantamento para saber se o fenômeno é apenas em Rio Preto ou se ele está disseminado. Por ora, não essa informação ainda não existe.

Todos os animais acidentados, doentes ou mortos em toda a área são trazidos pela Polícia Ambiental para o zoológico de Rio Preto. Von Schimonsky não soube dizer se macacos de outras regiões estão sendo trazidos. Confirmou que apenas no ano passado a Ambiental trouxe para exames ou autópsias 1400 animais de todas as espécies que pertencem aos biomas regionais.

Com informações DHoje Interior

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias