Anúncios
O formato mudou, mas certas coisas continuam iguais. Dando sequência à boa fase na Fórmula 1 em 2021, Max Verstappen venceu a inaugural corrida classificatória do GP da Inglaterra, neste sábado, e largará da pole position da prova do domingo. Esta é a quinta vez que o piloto da RBR vai partir da ponta no atual campeonato e a quarta consecutiva, desde o GP da França. Lewis Hamilton, com 1s4 de desvantagem para o rival na disputa, chegou na segunda colocação e larga ao lado do holandês neste domingo. Valtteri Bottas ficou com o terceiro lugar.
Com a conquista, Verstappen ganha três pontos extras. Hamilton recebe dois, e Bottas, um ponto. A disputa não teve pódio, celebração reservada para a corrida do domingo, mas o holandês da RBR recebeu uma coroa de flores, em alusão à tradição dos primeiros anos da categoria, e desfilou diante do público em um caminhão aberto com a dupla da Mercedes.
Anúncios
A disputa, uma corrida curta de 30 minutos, substituiu o tradicional formato de classificação para a prova do domingo. Nesta configuração, o fim de semana conta com dois treinos livres, uma classificação de três segmentos na sexta para definir as posições da prova classificatória do sábado e a corrida principal, no domingo.
Mais rápido na classificação de três segmentos que definiu as posições iniciais da prova classificatória na sexta-feira, Hamilton perdeu a liderança para Verstappen ainda na largada e não conseguiu alcançar o rival na 17 voltas seguintes. Atrás dele, Bottas e Charles Leclerc, da Ferrari, mantiveram suas posições, em terceiro e quarto, respectivamente.
Anúncios
Lando Norris, que largou de sexto, completa as cinco primeiras posições seguido do colega de equipe na McLaren, Daniel Ricciardo. Na sequência, vem o espanhol Fernando Alonso, que largou em 14º, conquistou seis posições e irá começar em sétimo nesse domingo, seguido por Sebastian Vettel. Oitavo na classificação da sexta, George Russell terminou a prova em nono, porém foi punido por um incidente com Carlos Sainz e largará na 12ª posição. O espanhol da Ferrari não sofreu sanção e sairá, em 11º, atrás de Ocon em nono e ao lado de Pierre Gasly, em décimo.
Com a pole, Verstappen aumentou sua vantagem na liderança do campeonato sobre Hamilton de 32 para 33 pontos, somando 185 ao todo. Bottas permanece em quinto, com 93. No Mundial de Equipes, a RBR continua líder com 44 pontos a mais que a Mercedes, anotando 289 pontos.
A largada da corrida principal do GP da Inglaterra será neste domingo, 18, às 11h (horário de Brasília).
Resultado e grid inicial do domingo
Fonte: G1