Verstappen leva a pole no GP da Áustria; Hamilton larga em 4º

Mais rápido de dois dos três treinos livres do GP da Áustria, Max Verstappen confirmou o favoritismo da RBR ao faturar a pole position em Spielberg, neste sábado. Dessa vez, porém, a briga não foi contra as Mercedes, mas sim com a McLaren de Lando Norris. O holandês, que largará da ponta pela quarta vez na temporada 2021 da Fórmula 1, marcou 1m03s720 em sua melhor volta para superar o britânico por uma curta vantagem de 0s048. Companheiro do líder do campeonato na equipe austríaca, Sergio Pérez completa as três primeiras colocações no grid de largada no Circuito de Spielberg.

Max Verstappen, da RBR, na classificação do GP da Áustria — Foto: Bryn Lennon/Getty Images
Max Verstappen, da RBR, na classificação do GP da Áustria (Fotos: Divulgação)

Vice-líder do campeonato, Lewis Hamilton não conseguiu alcançar a marca do rival e vai largar da segunda fila, na quarta colocação. O heptacampeão vem à frente do companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, em quinto.

A sessão contou ainda com a primeira aparição de George Russell no Q3 pela Williams; garantindo a oitava colocação – inicialmente nona, antes da punição de Sebastian Vettel – e a primeira vez da equipe entre os dez primeiros desde o GP da Itália de 2018, quando Lance Stroll ficou em décimo. O alemão da Aston Martin foi punido com três posições e largar em 11º por se misturar ao tráfego e atrapalhar Fernando Alonso no Q2. Com isso, além de Russell ser alçado ao oitavo lugar, Stroll também sobe para nono.

Max Verstappen garantiu sua pole position do ano no GP da Áustria — Foto:  Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen garantiu sua pole position do ano no GP da Áustria (Foto: Divulgação)

Após uma classificação abaixo do ideal na etapa do último fim de semana, no GP da Estíria, Carlos Sainz e Charles Leclerc, dupla da Ferrari, não avançaram ao Q3 e ficaram apenas em 11º e 12º, respectivamente, assim como Daniel Ricciardo, companheiro de Norris na McLaren e que largará da 13ª colocação. Eentretanto, Sainz também foi beneficiado pela punição de Vettel e larga em décimo.

A largada do GP da Áustria será às 10h deste domingo (horário de Brasília).

Resultado

Resultado da classificação do GP da Áustria — Foto: F1
Resultado da classificação do GP da Áustria (Foto: F1)

* Sebastian Vettel foi punido com três posições no grid de largada por atrapalhar Fernando Alonso e, com isso, vai do oitavo para o 11º lugar. Russell, Stroll e Sainz ganham uma posição cada.

Fonte: G1

Scroll Up