Anúncios
Max Verstappen chegou muito perto de conquistar sua décima pole position da carreira na classificação do GP da Arábia Saudita, neste sábado, mas colocou tudo a perder com uma batida no fim de sua última volta, na bandeirada do Q3. Sem concluir seu tempo, é o rival Lewis Hamilton quem larga da ponta na etapa, liderando a dobradinha da Mercedes com Valtteri Bottas na segunda colocação.
Prestes a completar sua volta e com chances de bater as marcas dos rivais da equipe alemã, Verstappen travou os pneus dianteiros e não conseguiu evitar uma colisão. Ele larga em terceiro, da segunda fila, ao lado de Charles Leclerc da Ferrari.
Anúncios
Esta é a quinta pole position de Hamilton em 2021 e a segunda consecutiva, já que ele largou na frente na rodada anterior, no GP do Catar. O resultado também marca a 103ª pole da carreira do britânico na F1, além da primeira dobradinha da Mercedes na classificação desde o México, em novembro.
Apagado nas sessões livres, Sergio Pérez surgiu como um dos protagonistas da classificação nos dois segmentos iniciais. O mexicano liderou o Q1 e bateu de frente com o colega Verstappen no Q2, mas foi superado por Hamilton neste, quando todos estavam com pneus médios na pista. Ele larga em quinto.
Anúncios
Pela segunda etapa consecutiva, a Ferrari larga com apenas um carro entre os dez primeiros: dessa vez, será o de Charles Leclerc, que superou Pérez na bandeirada do Q3; Carlos Sainz quase colidiu e ficou apenas em 15º após errar em sua última volta no segmento intermediário. A McLaren também foi desfalcada para o terço final da classificação, já que Daniel Ricciardo ficou para trás e larga em 11º.
Um dos destaques dos treinos livres, a AlphaTauri garantiu duas vagas entre os dez primeiros com Pierre Gasly na sexta colocação e Yuki Tsunoda em oitavo, à frente de Esteban Ocon, único representante da Alpine, e Antonio Giovinazzi, único carro da Alfa Romeo que fecha o top 10.
O incidente de Verstappen foi na última curva, a 27ª do Circuito de Jeddah; depois de fazer os melhores tempos no primeiro e segundo setores da pista, ele travou os pneus e bateu com o pneu traseiro direito no muro, parando no meio da pista e acionando a bandeira amarela que encerrou a sessão. Apesar do choque, o holandês conseguiu sair sozinho do carro.
A largada da corrida do GP da Arábia Saudita será às 14h30 deste domingo, dia 5, no horário de Brasília.
Resultado e grid de largada
Fonte: G1