14 de maio, 2025

Últimas:

Vereadores denunciam descarte de lixo próximo ao Rio Pardo. Sabesp nega contaminação na água de Botucatu

Anúncios

Uma denúncia de crime ambiental foi realizada junto ao Ministério Público contra a Prefeitura Municipal de Pardinho pelo vereador Jose Luiz Virginio dos Santos, com colaboração do também vereador Aires Merlini. O fato foi divulgado através da página pessoal no Facebook de José Luiz no último dia 11 (quinta-feira). O motivo da denúncia seria o descarte inadequado de lixo reciclável nas proximidades da cabeceira do Rio Pardo, em Pardinho.

Ainda de acordo com a denúncia do vereador, foi construído um barracão para depósito do lixo reciclável, porém o material descartado estava exposto ao tempo, o que estava causando contaminação do solo. Além disso, também foi verificada a presença de lixo doméstico em grande quantidade no local, que, segundo conta o vereador, foi levado por um caminhão basculante de uma empresa contratada pela própria prefeitura.

Anúncios

No intervalo de aproximadamente dois meses, Jose Luiz Virginio dos Santos argumenta que foi até a Prefeitura de Pardinho por diversas vezes e não obteve retorno e que, por esse motivo, resolveu realizar a denúncia junto ao Ministério Público.

A reportagem conversou com o coordenador de meio-ambiente da cidade de Pardinho, Nivaldo José Cruz, o “Touchê”, que confirmou ter ocorrido a irregularidade do descarte de lixo próximo a cabeceira, negou qualquer chance de contaminação, garantiu que a situação já foi resolvida e o problema não ocorrerá novamente. Segundo o coordenador, houve um erro na coleta do lixo dos bairros Serra Italiana, Campos Elíseos e Maristela. O caminhão da cooperativa não buscou o lixo desses locais e a própria cooperativa contratou um caminhão terceirizado. O motorista deste veículo retirou o lixo doméstico do caminhão e colocou na cabeceira do Rio Pardo.

Anúncios

“Em três dias a Prefeitura resolveu a situação, a máquina foi passada e o lixo retirado. Foi uma irresponsabilidade e nós (Prefeitura) não ficamos sabendo, porque se tivesse chovido corria sim o risco de contaminação, mas por sorte não teve chuva nesse período. De qualquer forma já conversamos com todos da cooperativa, tomamos todas as atitudes necessárias e isso não irá mais se repetir”, disse Touche.

Todo o lixo domiciliar recolhido em Pardinho é descartado no aterro sanitário de Botucatu. Segundo o coordenador, até que seja solucionada a coleta dos bairros Serra Italiana, Campos Eliseos e Maristela, um caminhão próprio da Prefeitura assumirá a responsabilidade.

Sabesp garante que não há risco de contaminação da água em Botucatu

O Rio Pardo tem seu nascimento no município de Pardinho e atravessa outros 14 municípios do interior paulista, inclusive Botucatu, já que ele é um importante afluente do Rio Paranapanema. Desta forma, uma possível contaminação do rio por conta do descarte inadequado de lixo poderia interferir na qualidade da água de Botucatu, mas a este respeito a Sabesp informou:

“Não há qualquer evidência de contaminação nas águas do Rio Pardo captadas pela companhia para abastecimento. A empresa reforça que os processos de tratamento aos quais a água é submetida antes de ser distribuída garantem a remoção de quaisquer substâncias que possam prejudicar a saúde pública na região”.

 

Fonte: Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Memorando de Entendimento visionário aproxima a conectividade global e contínua da realidade para carros conectados, agricultura e veículos de maquinário...

Categorias