28 março, 2024

Últimas:

Verão começa na Europa com previsão de ondas de calor; países entram em alerta

Anúncios

A Europa se prepara para temperaturas extremas neste início de verão, que começou na sexta-feira (21). Há previsão de que ondas de calor durem toda esta semana e, por isso, países como Bélgica, Espanha e França emitiram alertas.

Mais de 40°C na Espanha

A agência meteorológica espanhola AEMET lançou alerta de calor após prever temperaturas de mais de 35ºC no interior e 40°C no centro do país. Em parte dos Pirineus, os termômetros podem marcar acima de 42ºC entre quinta-feira e sábado.

Anúncios

“É provável que as altas temperaturas persistam, ao menos, até domingo (30). Não se descarta que elas possam se prolongar durante os primeiros dias de julho em algumas áreas”, acrescentou a agência espanhola.

Plano contra onda de calor na França

Na França, uma onda de calor considerada precoce e intensa pode aumentar as temperaturas para até 40°C a partir de terça-feira. Em Paris, as autoridades aumentaram o índice de alerta para 3 – o máximo é 4.

Anúncios

A França teme uma repetição da onda de calor de 2003, denominada “verão assassino”, que causou a morte de 15 mil pessoas entre 4 e 18 de agosto daquele ano.

Salas climatizadas em lugares públicos, bebedouros temporários e vaporizadores de água, abertura noturna de parques e jardins e instalação de ventiladores em creches e escolas fazem parte das medidas previstas em Paris pelo plano contra as temperaturas extremas.

Alertas por toda a Europa

As autoridades Bélgica emitiu uma advertência pelo forte calor. De acordo com o Instituto Real Meteorológico, o país deve registrar máximas de até 34°C ou 35°C a partir desta terça-feira.

Além disso, a Alemanha espera novos recordes de calor durante todo o verão. Há possibilidade de os termômetros marcarem mais do que os 40,3°C marcados em julho de 2015 na Baviera, mais alta temperatura registrada.

Agências meteorológicas alemãs preveem ao menos uma semana de calor intenso no país devido a uma onda de ar quente proveniente do deserto do Saara.

No Reino Unido, há a preocupação também de tempestades violentas. Por isso, as autoridades locais lançaram alertas para segunda e terça-feira. “Um tempo quente, úmido e instável” está previsto, segundo o site MetOffice.

Fonte: Yahoo!

Últimas

LambdaTest lança The Phoenix Project, um Grupo de Recursos para Funcionários destinado a mulheres

28/03/2024

A LambdaTest lançou um Grupo de Recursos para Funcionários chamado The Phoenix Project para apoiar e...

Categorias