15 de junho, 2024

Últimas:

Veja o rastro de destruição e sujeira deixado no solo pelo lançamento da Starship; assista aos vídeos

Anúncios

No momento em que o foguete mais poderoso já construído pelo homem foi lançado, na manhã de ontem (20), as cidades próximas a Boca Chica, no Texas, foram tomadas por destroços, tremores e uma nuvem de poeira marrom que se estendeu por vários quilômetros, relatou o The New York Times.

Em Porto Isabel, a cerca de dez quilômetros do lançamento da Starship, pelo menos uma janela se despedaçou durante o lançamento, assustando os moradores. “Foi mesmo assustador”, disse Sharon Almaguer, falando ao NYT. Em outros lançamentos, ela disse que havia sentido um certo tremor na casa, mas “dessa vez o impacto foi totalmente diferente”.

Anúncios

Nuvem de fumaça e poeira provocada pela explosão da Starship (Foto: Reprodução/Twitter)

Quando a nave explodiu, a sujeira e os destroços tomaram conta da cidade. Praticamente toda a região foi coberta por uma espécie de areia grossa amarronzada, disse Valerie Bates, uma porta-voz da prefeitura. Imagens postadas nas mídias sociais mostravam carros cobertos em resíduos marrons. Luís Alanis, dono de uma academia, viu a janela do estabelecimento se despedaçar, e teve a sensação de que estava acontecendo um terremoto.

Mais perto do local do lançamento, grandes pedaços de equipamento foram vistos voando e colidindo com um carro vazio. Louis Balderas, fundador do LabPadre, que filma os lançamentos da SpaceX, disse que, embora seja comum haver resíduos, fumaça e poeira, o impacto do lançamento de quinta foi diferente de todos os outros.

Anúncios

“Havia pedaços de concreto do tamanho de uma bola de boliche voando da área de lançamento”, disse ele. A explosão, segundo ele, criou uma cratera com cerca de 25 feed de diâmetro.

Em um comunicado no Facebook, a prefeitura de Port Isabel disse haver confirmado que a poeira era composta por “areia e terra de área próxima ao lançamento, que foram deslocadas pela força dos propulsores.

Valerie Bates, a porta-voz da prefeitura disse que, com base na informação disponível, não haveria nenhum risco à saúde da população. Eric Roesch, um especialista em questões ambientais que vem monitorando os lançamentos da SpaceX, disse em uma entrevista que já havia avisado as autoridades sobre os riscos ambientais para a região. Mas acrescentou que, sem a devida análise do material que se depositou sobre a cidade, era difícil saber se era ou não prejudicial à saúde.

“Mas a presença dessa nuvem de poeira indica para mim que não houve um controle adequado das consequências do lançamento, porque a empresa nunca avisou que algo assim poderia acontecer”, disse Roesch. Em junho, uma avaliação da Federal Aviation Administration concluiu que os planos da SpaceX para lançamentos orbitais não teriam “impactos significantes” na região.

Confira no vídeo abaixo a nuvem de poeira levantada após o lançamento, e como o impacto atingiu uma minivan que estava por perto. As imagens foram feitas pelo LabPadre, que documenta todos os lançamentos da SpaceX.

Aqui a explosão vista por outro ângulo e registrada pelo canal Epic Spaceflight.

Fonte: Época

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na manhã desta sexta-feira, 14, a Polícia Civil realizou uma operação policial no Condomínio Cachoeirinha 2, em uma ação...

Categorias