Anúncios
Uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (29), no Santuário Nacional de Aparecida, marcou a entrega do trono e dos mantos de Nossa Senhora, que serão usados durante a Novena e a Festa da Padroeira deste ano.
A tradicional oração da Novena será realizada de 3 a 11 de outubro, às 15h e às 19h. No dia 12 de outubro, data dedicada à Nossa Senhora Aparecida, as festividades têm início às 4h50.
Anúncios
O trono onde a imagem ficará a imagem foi produzido por equipes de diversos setores do próprio Santuário Nacional, como pastoral, marcenaria, hidráulica e elétrica.
O projeto foi elaborado e doado pelo arquiteto e devoto Almir José Neto. A proposta foi inspirada no tema da festa deste ano (‘Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão’) e na arte do livreto de orações usado durante a Novena.
Anúncios
O trono conta com elementos que fazem relação ao encontro da imagem, que aconteceu em 1.717, como peixes, rede e cruz.
Além do trono, foram entregues também os dois mantos que cobrirão a imagem (uma reprodução da original) durante as celebrações.
Os mantos usados na Novena são confeccionados há 13 anos pelas Irmãs Carmelitas, do Carmelo de Aparecida. Um manto é usado na Novena da Tarde e outro na Novena Solene, mas ambos contam com referências aos temas da vocação.
“O manto da tarde traz elementos de conchas e pérolas. A concha é um símbolo vocacional e, ainda mais, mariano. Maria é comparada às conchas do mar, que produzem a pérola preciosa, neste caso, Jesus. À noite, o bordado fundamental do manto será o símbolo do 3º Ano Vocacional, promovido pela CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], escolhido a partir da realidade eclesial da Igreja”, explica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego da Silva.
Mantos regionais
Além do trono e dos mantos produzidos pelas Irmãs Carmelitas, a cerimônia divulgou uma novidade para a edição deste ano: o lançamento de mantos regionais.
Foram bordados cinco mantos inéditos para representar todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
Cada um é composto por características de acordo com a biodiversidade, tradições e pontos turísticos de cada região.
Confira as fotos e as referências de cada um deles:
- Norte: onça-pintada
- Nordeste: caatinga e cordel
- Centro-Oeste: berrante
- Sudeste: Santuário Nacional e Cristo Redentor
- Sul: vinhedos o chimarrão
Fotos
Fonte: G1