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É cada vez mais importante, no ambiente de trabalho, ter boas habilidades sociais. Saber lidar bem com pessoas pode ser mais importante, inclusive, do que algumas habilidades técnicas da função.
No entanto, não são todas as pessoas que possuem inteligência social. O site norte-americano “Business Insider” elaborou uma lista com nove tipos de pessoas que nunca vão conseguir ter sucesso no trabalho. Confira a seguir.
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1 – O covarde
Medo é um motivador muito poderoso. É por isso que candidatos a presidente dizem que seus oponentes “destruirão a economia” ou anúncios dizem repetidamente que “fumar mata”.
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No ambiente de trabalho, pessoas que têm medo demais podem se tornar irracionais e adotar comportamento irracional. Colegas covardes são os primeiros a culpar os outros e a tentar maquiar grandes erros.
2 – O “dementador”
Essa criatura do universo de Harry Potter tem a habilidade de sugar a alma das pessoas de seus corpos e só trazem tristezas e más lembranças para quem está em seu entorno.
A autora da saga, J. K. Rowling, disse que desenvolveu esse conceito baseado em pessoas muito negativas –o tipo de pessoa que tem a habilidade de entrar em uma sala e acabar com a alegria dela. Pessoas assim vão sempre ver o copo meio vazio e encher as outras de medo e preocupação, mesmo em ótimos momentos.
3 – O arrogante
Pessoas arrogantes são uma perda de tempo, porque elas acreditam que tudo que você faz é um desafio pessoal. Arrogância é falsa confiança e sempre mascara grandes inseguranças. Pessoas arrogantes tendem a ter pior desempenho no trabalho e problemas cognitivos em relação à população média.
4 – O pensador pelo grupo
Pessoas assim sempre escolhem o caminho de menos resistência e são famosos por propagar a frase “é assim que sempre fizemos” mentalmente. Se você se sente vítima de lavagem cerebral, tome cuidado, o ‘status quo’ nunca leva ninguém para passos maiores.
5 – O “sem oportunidades”
Essas pessoas culpam rapidamente o fracasso pela falta de oportunidade. Enquanto uma pequena sorte pode trazer o vento certo para o barco das pessoas, elas chegam onde chegaram através de muito trabalho duro. O que essa pessoa não percebe é que sua atitude é o que a leva ao fracasso e não as circunstâncias.
6 – O temperamental
Algumas pessoas não têm nenhum controle sobre suas emoções. Elas vão estourar e projetar seus sentimentos sobre você, enquanto pensam que você é o único responsável pelo problema deles.
Pessoas temperamentais trabalham mal porque elas deixam suas emoções atrapalharem seu julgamento e a falta de controle destrói relacionamentos.
7 – A vítima
As vítimas são mais difíceis de se identificar porque no início você sente empatia por elas. Mas, com o tempo, você percebe que o “tempo de necessidade” delas é o tempo inteiro. Vítimas sempre se livram de qualquer responsabilidade ao fazer uma lombada se tornar uma montanha intransponível.
8 – O inocente
Só dá para sentir pena desse funcionário. Essa pessoa é aquela que faz tudo em qualquer momento por todo mundo. Essas pessoas acabam aceitando qualquer coisa, incluindo péssimos negócios e acaba perdendo qualquer respeito das outras pessoas.
9 – O que sempre pede desculpas
Para cada pessoa que deve um pedido de desculpas, existe outra que pede muito mais do que deveria. Pessoas sem confiança estão sempre se desculpando por suas ideias e ações.
Elas têm medo de fracasso e acreditam que pedir desculpa vai criar uma rede de segurança. No entanto, desculpas desnecessárias podem fazer com que as ideias desses funcionários pareçam piores do que elas realmente são.
Fonte: InfoMoney