08 de outubro, 2024

Últimas:

Vaticano buscou encontro do Papa com presidente chinês no Cazaquistão, mas China recusou, diz fonte

Anúncios

O Vaticano disse à China que o papa Francisco está disposto a se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, enquanto os dois líderes estão na capital do Cazaquistão, mas a China disse que não havia tempo suficiente, afirmou uma fonte do Vaticano nesta quinta-feira.

A fonte não deu detalhes sobre como ou quando o Vaticano se aproximou da China, com a qual está envolvido em um delicado diálogo sobre o status da Igreja Católica Romana no país.

Anúncios

Segundo a fonte, o Vaticano fez “uma manifestação de disponibilidade”. O lado chinês disse que “agradeceu o gesto”, mas que não havia tempo livre na agenda de Xi.

Tanto o papa quanto Xi estiveram em Nur-Sultan na quarta-feira. Xi estava lá para uma visita oficial e o papa estava lá para participar de um congresso de líderes religiosos mundiais.

Anúncios

Um encontro entre os dois homens, por mais breve que fosse, teria sido histórico.

Falando aos jornalistas que o acompanharam em seu voo para a república da Ásia Central na terça-feira, Francisco foi questionado se poderia se encontrar com Xi em sua capital.

Francisco respondeu timidamente: “Não tenho nenhuma notícia sobre isso”, sem dar detalhes.

Questionado se estava pronto para ir à China, Francisco respondeu: “Estou sempre pronto para ir à China”.

O papa tem tentado aprimorar as relações historicamente ruins entre a Santa Sé e a China, e disse à Reuters em uma entrevista em julho que esperava renovar um acordo secreto e contestado sobre a nomeação de bispos católicos romanos na China.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

A pintura da artista plástica mineira Yara Tupynambá contendo o “Adão nu” balançou a década de 60; foi mencionada em...

Categorias