Anúncios
O que acontece quando uma onça-pintada cruza com uma “gangue” de ariranhas no Pantanal? Ela sai correndo. A cena curiosa foi captada pelas lentes do fotógrafo Ailton Lara, que flagrou os animais durante um passeio com turistas pelo Rio São Lourenço, em Porto Jofre, no Mato Grosso.
“Na época da seca no Pantanal muitos animais se concentram ao longo de rios, baias e lagoas. Por conta da grande biodiversidade de espécies, a atenção fica redobrada pelos mais vulneráveis neste cenário de grande importância ecológica, sendo que um depende do outro para manter o ecossistema equilibrado”, escreveu em seu perfil no Instagram.
Anúncios
As ariranhas são conhecidas por serem sociáveis, brincalhonas e por fazerem um baita barulho . Popularmente chamadas de onça-d’água, elas não deixam barato quando se sentem ameaçadas — nem mesmo diante do maior felino das Américas, como se vê no post abaixo:
“As ariranhas são animais carnívoros, semi-aquáticos e sempre estão em grupos sociais cuidando do seu território como visto no vídeo…colocando a onça para correr”, descreve o fotógrafo.
Anúncios
A espécie é considerada em perigo pela International Union for Conservation of Nature (IUCN) e vulnerável pela classificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). As principais ameaças enfrentadas são a caça, por conta de sua pele considerada valiosa no mercado ilegal, e a destruição de seu habitat.
Ela se alimentam principalmente de peixes, crustáceos e moluscos que encontram nos rios. E também de pequenos mamíferos, ovos e aves aquáticas. Estima-se que o animal consuma diariamente cerca de 10% do peso do seu corporal. No vídeo abaixo, também feito por Ailton Lara, a ariranha se delicia com um peixe:
Fonte: Um Só Planeta