Anúncios
Vanuatu, um país composto por ilhas no Oceano Pacífico, foi atingido por um terremoto de magnitude 6,0 na madrugada de quarta-feira (18), pelo horário local — tarde de terça-feira (17), no Brasil. Esse foi o segundo tremor forte registrado na região em menos de 24 horas. O primeiro deixou seis mortos e 50 feridos.
O epicentro do novo terremoto fica próximo à capital do país, Porto Vila. Cerca de 50 mil pessoas vivem na região. Até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre possíveis estragados causados pelo tremor.
Anúncios
O primeiro terremoto aconteceu na tarde de terça-feira, pelo horário local — noite de segunda-feira (16), no Brasil. Segundo as autoridades locais, a magnitude do tremor foi de 7,4. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido.
Segundo as Nações Unidas e a imprensa local, o terremoto danificou dois reservatórios e um hospital. Alguns edifícios também desabaram, esmagando veículos.
Anúncios
A imprensa local informou que os bombeiros e equipes de resgate continuam buscando por possíveis pessoas que estão presas em escombros de imóveis que desabaram.
“Esse foi o terremoto mais violento que vi em 21 anos morando em Vanuatu e nas ilhas do Pacífico. Já vi muitos terremotos, mas nenhum como esse”, disse o jornalista Dan McGarry à agência Reuters.
O primeiro-ministro interino, Charlot Salwai, declarou estado de emergência e disse que um toque de recolher pode ser implementado por sete dias nas áreas mais afetadas. O governo também pediu por ajuda internacional.
Fonte: G1