Vai preparar um jantar para os amigos? Saiba tudo que você precisa

Confira dicas de como tornar esse encontro prático e especial.

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Você marcou um jantar entre amigos e não sabe por onde começar com os preparativos? Não quebre a cabeça! Siga o nosso guia e descubra como encantar as pessoas e tornar a noite especial, intimista e divertida.

Há que se pensar em tudo, desde a escolha de um jogo de jantar moderno até montar o cardápio. Criar a iluminação ideal e garantir uma música ambiente agradável também contribuem para uma noite inesquecível.

Planejamento

O primeiro passo é o planejamento. Para isso é importante que você conheça as preferências e restrições de seus amigos, a fim de evitar situações constrangedoras, como oferecer algo que os faça mal.

Entre amigos, a reunião pode ser mais despojada e informal, dando ênfase a entradas e petiscos. Caso você queira um jantar formal para impressionar a galera, vale a pena montar um cardápio completo: prato de entrada, prato principal e, claro, sobremesa.

Para isso é necessário que você determine quanto pode gastar na produção do jantar. O orçamento é muito importante para que você não gaste mais do que pode. Nesse momento não se deve considerar apenas a aquisição dos ingredientes, mas outros gastos da noite, como locomoção para fazer as compras e elementos decorativos.

Com o orçamento em mãos, você pode definir o formato do jantar. Noite temática, com uma culinária específica pode ser uma boa pedida. Outro formato que nunca deixa a desejar é o clássico cardápio de massas e vinhos. Definir o menu também ajuda a pensar a decoração da casa, a montagem da mesa e os utensílios necessários.

Nessa etapa é preciso ter pés no chão sobre aquilo que você é capaz de fazer com o tempo que tem disponível para o preparo. Nada de ideias mirabolantes com testes de receitas difíceis. Isso pode arruinar o seu jantar, causando frustração.

Criando o cardápio — de forma criativa e  realista — você deve ir à sua despensa e geladeira e, a partir do que já tem em casa, fazer uma lista de compras, para não esquecer nada e evitar dores de cabeça. Além dos ingredientes, é preciso lembrar de outros itens indispensáveis para receber bem seus convidados, como sabonete e papel higiênico.

Há que se pensar nas bebidas que mais harmonizam com os alimentos que você oferecerá. Vinho? Drinques? Cerveja? Ou apenas suco e refrigerante? Na Internet você consegue descobrir quais são as melhores combinações para deixar a comida ainda melhor ao paladar. Programe-se e destine um tempo para a preparação do jantar, a fim de evitar estar na cozinha ao invés de curtir com os amigos.

Capriche na mesa e na decoração

Um passo importante para o sucesso do jantar é a organização da casa. Não só o espaço em que será servida a comida, mas os outros ambientes sociais devem estar limpos e agradáveis, com destaque para a sala de estar e lavabo.

Um ponto importante é que não se deve servir os convidados com utensílios descartáveis. Além de serem nocivos ao meio ambiente, são deselegantes. Por isso é sempre bom ter em casa um aparelho de jantar, bonito e com personalidade. Montar uma mesa charmosa nesse momento faz toda diferença, pois faz com que as pessoas se sintam mais bem acolhidas e convidadas a participar.

Além de arrumar a mesa, na qual você pode investir em toalha, sousplats ou jogo americano e guardanapos de pano, vale a pena pensar na iluminação do ambiente. Uma dica é apostar em luzes indiretas, como luminárias e velas. Substituir a luz direta do teto deixará sua casa bem mais aconchegante e criará um clima ideal para conversas e risadas.

Diversão

Outro elemento importante para deixar o clima amigável é a música ambiente. É importante que ela esteja em um volume adequado para que as pessoas possam conversar e confraternizar. Uma ideia é que anteriormente você crie uma seleção musical em uma plataforma de streaming e deixe a playlist rolar.

Algo bem legal de se fazer ao receber amigos é jogar. Podem ser cartas, jogos simples que exijam apenas papel e caneta ou algo mais sofisticado, como jogos de tabuleiro. Se seus amigos têm filhos é importante pensar em atividades recreativas para eles, nem que seja um bloco de papel e canetinhas coloridas.

Agora você já está pronto para viver essa noite. A maior dica que podemos dar é: aproveite e aprecie a ocasião. Você pode ficar ansioso com os preparativos, mas na chegada dos seus amigos, permita-se relaxar e desfrutar o encontro com eles.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes