24 de fevereiro, 2025

Últimas:

Vacinação em massa contra a Covid afeta Doação de Sangue em Botucatu; Hemocentro pede ajuda de moradores da região

Anúncios

O Hemocentro de Botucatu está fazendo uma campanha para incentivar moradores de cidades vizinhas a doarem sangue durante esta semana.

Isso porque grande parte da população adulta da cidade, que tem entre 18 e 60 anos, foi imunizada contra a Covid-19 com doses da vacina Oxford/AstraZeneca durante a o Dia D da vacinação em massa na cidade. E quem foi vacinado não pode doar sangue pelo período de sete dias.

Anúncios

Segundo o último levantamento divulgado pela prefeitura, na manhã de terça-feira (17), 66.105 pessoas receberam o imunizante durante a vacinação em massa realizada no domingo (16)na cidade.

A vacinação faz parte do estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina, inclusive contra novas cepas do coronavírus.

Anúncios

Moradores de Botucatu fazem fila para tomar vacina contra Covid — Foto: Fernando Savioli/TV TEM
Moradores de Botucatu fazem fila para tomar vacina contra Covid — Foto: Fernando Savioli/TV TEM

Pelo menos outras 5 mil pessoas vão receber as doses nos próximos dias. São moradores que não puderam participar da ação no domingo e fizeram o cadastro necessário no site da prefeitura de Botucatu.

Portanto, para manter os estoques de bolsas de sangue que já estão em situação crítica, o Hemocentro que atende o Hospital das Clínicas e também outras 38 unidades de saúde da região pede aos moradores de outras cidades e também àqueles que não vão participar do estudo da eficácia da vacina que colaborem com doações.

Hemocentro do HC de Botucatu pede doações de moradores de cidades vizinhas  — Foto: HCFMB/Divulgação
Hemocentro do HC de Botucatu pede doações de moradores de cidades vizinhas — Foto: HCFMB/Divulgação

Orientações:

  • A doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável.
  • Liberação da entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.
  • O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.
  • Até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até́ 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.

O hemocentro funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. A doação pode ser agendada pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 ou (14) 99631-5650.

Talvez te interesse

Últimas

Pesquisa indica crescimento anual da representação feminina de 7,7%, entre 2020 e 2023. O índice supera em 1,5 pontos percentuais...

Categorias