26 abril, 2024

Últimas:

Vacinação em Botucatu: ausentes na ação em massa com 2ª dose da AstraZeneca devem procurar postos de saúde

Anúncios

As quase 5 mil pessoas que não compareceram na vacinação em massa para aplicação da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca neste domingo (8), em Botucatu (SP), devem procurar as unidades de saúde do município a partir desta terça-feira (10).

A cidade, que participa de uma pesquisa sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca, aplicou a segunda dose do imunizante em 61.741 pessoas, segundo o balanço final divulgado pela prefeitura.

Anúncios

O número ficou abaixo do registrado no primeiro dia de aplicação da vacina dentro do estudo, em 16 de maio, quando 66.730 moradores receberam a primeira dose. Com isso, 4.989 pessoas que receberam a primeira dose nesta data não participaram da ação neste domingo.

Botucatu aplica 2ª dose em quase 62 mil pessoas na vacinação em massa deste domingo

Anúncios

A recomendação da prefeitura é que essas pessoas procurem uma das unidades de saúde ou participem do segundo dia de vacinação que será realizado neste sábado (14).

Segundo a prefeitura, o número de pessoas imunizadas neste domingo está dentro da expectativa até pela data, Dia dos Pais, e também considerando os casos de moradores que contraíram a doença nos últimos 30 dias ou aguardam resultado de exame de Covid, além de mulheres que possam ter engravidado nesse período de 3 meses entre as doses e, portanto, não poderiam receber a segunda dose.

A campanha deste domingo teve dez horas ininterruptas de vacinação, realizada em 49 locais de Botucatu, entre escolas e ginásios, que foram transformados em postos de vacinação.

Em um colégio, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez a abertura oficial da ação com a aplicação da vacina na dona de casa Cláudia Gicus Botari, de 58 anos. O Ministério da Saúde repassou 80 mil doses do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a pesquisa de efetividade.

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga aplica dose na dona de casa Cláudia Gicus Botari, na abertura da ação de aplicação da segunda dose de estudo em Botucatu — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga aplica dose na dona de casa Cláudia Gicus Botari, na abertura da ação de aplicação da segunda dose de estudo em Botucatu — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

A ação de complemento do ciclo de vacinação, que começou neste domingo para os moradores que receberam a primeira dose em 16 de maio, será fechada com uma nova sessão no próximo sábado (14), desta vez para as pessoas que receberam o imunizante no dia 22 de maio.

Pelo estudo, a população de 18 a 60 anos recebe as duas doses e os cientistas vão analisar se a proteção máxima consegue diminuir a transmissão e a contaminação pelas variantes da Covid-19. O estudo, que começou em maio com a primeira dose, vai monitorar os moradores até dezembro.

“Nós precisamos de duas doses para ter a completa proteção e, mais especialmente, a proteção contra a variante delta. Já sabemos que essa variante é pouco prevenida por uma dose única, mas muito bem prevenida por duas doses”, diz Carlos Magno Fortaleza, coordenador da pesquisa.

Botucatu aplica segunda dose da vacinação em massa contra Covid em quase 62 mil pessoas — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

Botucatu aplica segunda dose da vacinação em massa contra Covid em quase 62 mil pessoas — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

Segundo a Prefeitura de Botucatu, depois da aplicação da primeira dose, as internações em UTIs e enfermarias da cidade diminuíram 85,5% e o número de mortes caiu 70%. Mesmo assim, ressaltam as autoridades de saúde, completar a imunização é fundamental.

“Essa segunda etapa é muito importante, porque mostra a adesão da população à segunda dose, quando a gente realmente completa a imunização primária, e, aí sim, a gente vai medir a efetividade, 14 dias depois dessa segunda dose”, explica Sue Ann Clemens, professora de Oxford.

Fonte: Tv Tem com Gabriela Prado

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias