Anúncios
A estiagem vem trazendo desafios para os produtores rurais do interior paulista e para o meio ambiente. Nos canaviais, o risco de incêndios sempre aumenta e muitas usinas adotam planos de prevenção e estratégias para agir com o máximo de rapidez.
Em uma usina que fica no município de Olímpia (SP), a previsão é de moer 20 milhões de toneladas em 2023. Mas, para o resultado ser bom, o fogo precisa estar bem longe das plantações, principalmente com o tempo seco.
Anúncios
Para tentar minimizar os problemas com as queimadas, a usina tem investido em tecnologia, com sistema de monitoramento de possíveis queimadas no campo. São 13 satélites instalados nos 300 mil hectares de área plantada, tanto área própria, quanto área de parceiros.
Já no campo, uma caminhonete e um caminhão-pipa ficam equipados para combater as chamas. Quando há um foco de incêndio, as informações são passadas pelo satélite. Com o sistema, a chegada de um foco de incêndio caiu de 30 minutos para quase cinco minutos.
Anúncios
A usina também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que envolve a Polícia Militar, a Polícia Ambiental, Bombeiros e outras empresas, todos trabalhando na prevenção, e também no combate.
Fonte: G1