26 abril, 2024

Últimas:

Uruguai decreta emergência sanitária por surto de leishmaniose

Anúncios

O governo uruguaio decretou estado de emergência sanitária no departamento de Salto por casos de leishmaniose canina, uma doença transmissível para os seres humanos que pode ser fatal, depois que fortes inundações atingiram a região – informaram fontes oficiais nesta segunda-feira.

A declaração de “emergência sanitária no departamento de Salto” se deve à “presença de focos de leishmaniose canina” e “regirá por 180 dias”, afirma o parecer assinado pela ministra interina de Saúde, Cristina Lustemberg.

Anúncios

Salto foi um dos departamentos mais afetados pelas inundações que atingiram o norte uruguaio no final do ano passado e ainda deixam algumas pessoas fora de seus lares.

A leishmaniose é uma doença causada por um parasita transmitido pelos cachorros. No caso dos seres humanos, senão for tratada a doença é fatal em 90% dos casos, de acordo com estatísticas fornecidas pelo ministério.

Anúncios

O decreto autoriza as autoridades a praticar exames de sangue nos cães, mesmo sem a permissão de seus donos – e caso o resultado seja positivo, inevitavelmente, o animal será sacrificado. A medida gerou protestos de defensores dos animais.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias