Anúncios
O urso marrom “32 Chunk”, famoso por sua cicatriz e mandíbula quebrada, foi coroado campeão da Fat Bear Week 2025, tradicional competição realizada no Parque Nacional Katmai, no Alasca. O anúncio foi feito na terça-feira (30) pelos organizadores do evento, que movimenta fãs de ursos no mundo todo.
Chunk desbancou o rival “856” na votação final, com 96.350 votos contra 63.725. A disputa começou em 23 de setembro com 12 ursos competindo pelo título de quem engordou mais ao longo do verão, em preparação para a hibernação.
Anúncios
Apelidado de “Chunk the Hunk” e também chamado carinhosamente de “The Chunkster”, o urso pesa cerca de 540 quilos e é considerado “muito grande” pelos pesquisadores do parque. Apesar da aparência robusta, carrega marcas de batalhas, como uma cicatriz no corpo e a mandíbula quebrada, provavelmente resultado de uma luta durante a época de acasalamento.
Meet your FAT BEAR WEEK 2025 champion.
— explore.org (@exploreorg) October 1, 2025
Chunk the Hunk. The Chunkster. 32 Chunk.
All hail the new king of Brooks River 👑 pic.twitter.com/GMaGePDZDO
A Fat Bear Week é um concurso criado em 2014 que permite ao público votar, pela internet, no urso que melhor representa “a gordura e o sucesso” entre os ursos marrons de Katmai. Os animais engordam devorando salmões — muitas vezes comendo apenas pele, ovos e cérebro para extrair o máximo de calorias antes de se recolherem às tocas no inverno.
Anúncios
Todos os anos, milhares de pessoas acompanham as transmissões ao vivo do parque, especialmente no Brooks River, famoso pelo espetáculo dos ursos pescando salmões que nadam contra a corrente.
Com a vitória de 2025, Chunk entra para a galeria de campeões do evento, consolidando sua fama entre os visitantes e internautas que acompanham o dia a dia dos gigantes marrons do Alasca.

Fonte: Um Só Planeta