Anúncios
A ursa-parda Mizar ganhou uma adaptação de uma ‘cadeira de rodas’ para ajudar nas sessões de fisioterapia pelas quais ela tem que passar para tratar uma artrose. O tratamento ajuda a diminuir as dores dela, que não consegue mais ficar em pé sozinha.
Além do tratamento com medicamentos, a cadeira ajuda no tratamento da coluna, diminuindo o esforço que ela precisa fazer para andar e mantendo os músculos das pernas em exercício. Mizar, que já foi um animal de circo, vive hoje em um santuário de animais em Joanópolis (SP), cidade de clima apropriado e onde recebe condições adequadas.
Anúncios
“Devido a ter vivido anos e anos em uma carreta no nordeste, em um ambiente inapropriado, isso contribuiu para desenvolver a artrose severa que hoje ela tem. Tudo que é de ruim na coluna ela tem”, explica Marcos Pompeo, gestor do santuário.
No local desde 2019, ao chegar ela passou por um raio-x, que revelou que a ursa tem artrose severa e bico-de-papagaio.
Anúncios
“Ela veio perdendo a mobilidade das patas da frente. Nós entramos com todo tipo de medicamento para reverter, mas não foi possível. Agora ela faz acupuntura e outros tratamentos para tentar oferecer a melhor qualidade de vida pra ela,” explica o gestor do santuário.
Além da fisioterapia, ela também passa por sessões de hidroginástica para tratar a artrose, que é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens nas articulações.
Vida nova
A ursa Mizar chegou ao santuário de animais acompanhada pelo irmão, Verrú. Eles foram transferidos de um zoológico em Canindé, no Ceará, por determinação da Justiça.
O espaço em Joanópolis fica em um uma área de montanha, com temperaturas amenas e mais adequadas para os ursos-pardo. As condições climáticas em que eles viviam no Ceará foram levadas em consideração para que a Justiça determinasse a transferências deles.
Fonte: G1