Urano poderá ser visto da Terra na noite deste domingo

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Na noite deste domingo, 11, será possível ver Urano, o sétimo planeta do Sistema Solar no céu. Basicamente, Urano será visível pela mesma razão pela qual nós pudemos ver o eclipse e a Superlua no mês passado. O planeta vai se alinhar com a Terra e estará em oposição à maior estrela, o que significa que, do nosso ponto de vista, ele será totalmente iluminada pelos raios do Sol.

O astro estará tão perto da Terra que chegará a ser relativamente grande e brilhante no céu noturno (tenha em mente que ainda assim, a distância dele em relação ao nosso planeta é cerca de 2,6 bilhões de quilômetros, então não espere uma esfera branca como a Lua visível a olho nu). De acordo com o Universe Today, o fato é ainda mais emocionante, já que com um telescópio ‘de brinquedo’ deve ser suficientemente poderoso para poder discernir algumas das 27 luas de Urano.

A maneira mais fácil de encontrar o planeta será localizar a constelação de Peixes. Urano será o ponto mais claro próximo ao peixe inferior. Se você não é mestre astrológico, também é possível baixar um aplicativo em seu celular para buscar onde está o astro.

Urano é considerado um gigante de gelo (ao contrário de gigantes gasosos Júpiter e Saturno). Isto é porque o grosso da sua massa é constituído por metano gelado, amoníaco e água. Já sua atmosfera, a mais fria entre os planetas do sistema solar, é constituída principalmente por hidrogênio e hélio, e pode chegar a impressionantes 220 ºC negativos. Em relação aos outros planetas, Urano gira essencialmente cima e para baixo ao invés de um lado para outro.

Este tem sido um ano emocionante para Urano. Em agosto, a Nasa anunciou que pediu a Jet Propulsion Laboratory, seu centro de pesquisa e desenvolvimento associado, que começasse a estudar uma missão orbital ao redor do planeta (bem como um a Netuno). A última vez em que este ‘mundo’ foi explorado foi em 1986 como parte da expedição Voyager 2. Nela foi capturada a imagem de Urano como uma esfera azul e branca belamente assombrosa.

Fonte: Yahoo!

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes