15 de abril, 2025

Últimas:

Urano ainda é planeta? Nasa publica novos dados após tamanho e temperatura do ‘Gigante Gelado’ serem reavaliados

Anúncios

Conhecido como o Gigante Gelado, o planeta Urano está sendo visto de uma nova forma pelos astrônomos. As principais informações obtidas pelos cientistas até então haviam sido colhidas pela sonda espacial Voyager 2, em 1986. Agora, dados do telescópio espacial Hubble, que registrou mudanças sazonais de 2002 a 2022, trazem novas informações, como publicou a Nasa em seu site.

Urano observado pelo Hubble (Foto: ESA/Hubble & NASA, L. Lamy / Observatório de Paris / Divulgação)

Quando a primeira sonda da Nasa passou pelo planeta, Urano estava próximo do seu equinócio e não do seu solstício, como se pensava, segundo o site britânico Daily Star. Agora, com os novos dados, é possível determinar que ele leva um total de 17 horas, 14 minutos e 52 segundos para completar uma rotação completa em torno de si, 28 segundos a mais do que foi apurado anteriormente. Isso mostra que o planeta é consideravelmente maior do que se imaginava.

Anúncios

Descobertas sobre Urano, feitas pela Nasa (Foto: Nasa / DIvulgação)

A pesquisa foi feita no Observatório de Paris, na França, pelos cientistas Laurent Lamy e Tim Bedding. A partir dela, será possível planejar melhor novas missões para o planeta. Um outro dado recentemente descoberto é que Urano é mais quente do que se imaginava, com as novas informações sobre a composição e a dinâmica atmosférica dele.

“A atmosfera de Urano é composta principalmente de hidrogênio e hélio, com uma pequena quantidade de metano e traços de água e amônia. O metano dá a Urano sua cor ciano ao absorver os comprimentos de onda vermelhos da luz solar”, afirma a publicação da Nasa.

Anúncios

Como Urano demora cerca de 84 anos terrestres para dar uma única volta no Sol, os pesquisadores só conseguiram observar a primavera do planeta, nesses 20 anos de pesquisa com o Hubble. Portanto, novas descobertas sobre a dinâmica do Gigante Gelado ainda podem acontecer nas próximas décadas.

Mas, com essas descobertas, Urano segue sendo planeta? Sim, continua! Urano não foi rebaixado, como aconteceu com Plutão em 2006 após pesquisas.

Fonte: Extra

Talvez te interesse

Últimas

Tendência reforça a importância de formações específicas, como MBAs e especializações técnicas, no avanço profissional de especialistas e futuros gestores ...

Categorias