29 março, 2024

Últimas:

União Europeia deixa de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Anúncios

A União Europeia afirmou, em um comunicado nesta segunda-feira (25), que os 27 países-membros do bloco não consideram mais Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Guaidó agora passa a ser um “interlocutor privilegiado”.

Anúncios

Os 27 países já haviam dito, no dia 6 de janeiro, que não poderiam mais reconhecer Guaidó legalmente depois de ele perder a posição de líder do Parlamento.

Os partidos de oposição se recusaram a participar das últimas eleições legislativas da Assembleia Nacional, em dezembro de 2020.

Anúncios

Eleições contestadas

Apesar de não considerar que Guaidó é o presidente interino da Venezuela, os europeus afirmam que a votação não foi legítima, e que foi uma oportunidade perdida para a democracia.

Ao reagir em em redes sociais, Guaidó chamou atenção para esse fato.

Ele ainda é visto por Brasil, Estados Unidos e Reino Unido como o líder legitimo da Venezuela.

Por que Guaidó era considerado o presidente?

A reeleição do presidente Nicolás Maduro em 2018 foi contestada. A oposição venezuelana passou a considerar que, como aquela votação não era válida, o posto de presidente iria para quem estava na linha de sucessão –no caso, Guaidó, que era o presidente da Assembleia Nacional.

A condição de presidente interino dá a Guaidó acesso a fundos confiscados de Maduro por governos ocidentais, a autoridades de primeiro escalão e a apoio a seu movimento pró-democracia em casa e no exterior.

Os 27 membros da UE disseram em um comunicado conjunto que ele é parte da oposição democrática, apesar de uma resolução da semana passada do Parlamento Europeu para que governos do bloco mantenham a posição de Guaidó como chefe de Estado.

“A UE repete seu clamor pela liberdade e segurança de todos os oponentes políticos, em particular representantes dos partidos de oposição eleitos para a Assembleia Nacional de 2015, e especialmente Juan Guaidó”, disse o comunicado após uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas. “A UE os considera elementos importantes e interlocutores privilegiados”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias